TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Administração Da Produção

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Administração Da Produção. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  4.060 Palavras (17 Páginas)  •  4.003 Visualizações

Página 1 de 17

1. INTRODUÇÃO.

A administração da produção sem dúvida é uma função muito importante, já que trata da razão de existir de uma empresa, ou seja, o seu produto ou serviço que presta e, portanto é primordial a aplicação do planejamento, organização, direção e controle. A produção envolve fatores tanto estratégicos como planejamento da produção, envolvendo decisões de capacidade, bem como definição dos meios para atender a demanda, táticos que envolvem a definição do plano mestre de produção e fluxos produtivos e também operacionais que envolvem o trabalho de produção em si, com todas as decisões pertinentes ao chamado “chão de fábrica” como o planejamento das necessidades de materiais por exemplo. A competitividade crescente em todos os setores faz com que as empresas busquem melhorar cada vez mais seus processos produtivos, visando sempre reduzir custo e ao mesmo tempo melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, utilizando de técnicas como medição dos tempos de trabalho, melhoria de layout e máquinas que propiciam cada vez mais precisão e confiabilidade desde a fabricação até a entrega de produtos. Portanto, os estudos teóricos referentes à administração de produção dão um bom fundamento e direção para que esta função seja desempenhada corretamente.

2. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO.

Um plano é o que esperamos que aconteça, mas isso não quer dizer que irá realmente acontecer ou que vá dar tudo certo sem falha alguma, isso é praticamente impossível já que em um processo de produção muitos indivíduos e materiais estão envolvidos em um espécie de cadeia. O controle é um processo que lida com todos os tipos de variáveis que possam impedir que o plano continue e avance.

Segundo Slack et al. (2006) o ato de obter uma produção satisfatória requer que os recursos estejam na quantidade certa, no momento certo e com qualidade adequada.

2.1 Fornecimento e Demanda.

Temos duas entidades, os recursos da operação que tem capacidade de fornecer aos consumidores e de outro lado temos os conjuntos de demandas sejam qual forem essas demandas a função do planejamento e controle é conciliar essas duas partes (SLACK et al., 2006).

Em qualquer tipo de produção o fornecimento e demanda podem sofrer interrupções, por esse motivo o planejamento e controle é uma peça importantíssima para o desenvolvimento do processo de produção. Para Slack et al. (2006) as limitações estão presentes na maioria das operações, são: de custos, capacidade, tempo, qualidade, planejamento e controle à longo, médio e curto prazo.

No planejamento a longo prazo são criados planos relativos ao que os gerentes pretendem alcançar, a análise é feita de forma agregada sem observar especificações. No médio prazo os recursos estimados já são desagregados com ênfase mais detalhada (SLACK et al., 2006).

De acordo com Slack et al. (2006), para o planejamento de curto prazo já está tudo pronto a partir do anterior, pois não há tempo para grandes formulações de planos somente para intervenções e mudanças simples caso acorra algum tipo de imprevisto.

2.2 Incerteza de Fornecimento e Demanda.

Na maioria das vezes os eventos acontecem como foram planejados, dessa forma a necessidade de controle é mínima. O contrário disso para alguns tipos de fornecimento existem fatos imprevisíveis que atrasam ou interferem na qualidade do processo. Em certas operações a demanda é previsível, mas em outras é incerta.

Podemos identificar dois tipos de demanda para esses casos. Para Slack et al. (2006) a demanda dependente é aquela que ocorre conforme previsões adquiridas através de contagem de pedidos e encomendas e a demanda independente é aquela estimada pelos fatores históricos da empresa quanto à demanda dos anos anteriores.

2.3 Planejamento Agregado.

Devemos conhecer os diversos fatores internos e externos que fazem parte de um sistema de produção, pois o planejamento agregado faz parte desse sistema.

O gerente de operações recebe informações distintas como previsões de demanda da parte do departamento de marketing, cuidando também do pessoal, matéria-prima e dados financeiros, desdobrando mais detalhes do plano agregado de produção (HEIZER & RENDER, 2001).

O planejamento Agregado é conjunto de informações que serve para orientar a produção. Segundo Jacobs & Chase (2009), mostra qual a quantidade de produtos que deve ser produzida em certo período de tempo e se a capacidade de produção atende a demanda existente no mercado, permitindo uma simulação de produção estimando também os custos.

2.4 Plano Mestre.

Para que o gerente das operações tenha todos os dados previstos para uma simulação de produção é preciso desmembrar mais detalhes do planejamento agregado criando um passo a passo para a produção (JACOBS & CHASE, 2009).

Quando temos um plano mestre em mãos fica difícil errar quanto a quantidade de produtos a serem fabricados, quanto o tempo desprendido na fabricação, quanto os custos operacionais em geral, pois trata-se de um estudo previamente planejado.

De acordo com Jacobs & Chase (2009), o PMP é a melhor forma de comprovar se realmente todas as escolhas relacionadas ao procedimento da produção, previamente pesquisadas no planejamento agregado trarão bom resultado quanto os custos do produto final.

3. ARRANJO FÍSICO E ANÁLISE DE LOCALIZAÇÃO.

O layout pode determinar muitas coisas sobre as operações a longo prazo como, competitividade que engloba organização, custos, qualidade no local de trabalho, contato com o cliente e imagem.

De acordo com Heizer & Render (2001) todo e qualquer sistema de layout deve conter: melhor aproveitamento de espaço, equipamentos, pessoas, fluxo de informações, materiais e pessoas, flexibilidade, melhores condições de trabalho e interação com clientes.

O projeto de Layout deve conter a melhor disposição para todos os componentes envolvidos no processo produtivo, discutiremos sobre alguns tipos de abordagens usadas para desenvolver projetos.

O layout posicional, de acordo com Heizer & Render (2001), permanece em um local e os trabalhadores e materiais vão ate ele para produzir essa técnica não é bem desenvolvida e também pode se tornar complicada uma vez que o espaço é restrito, existe rotatividade de maquinas, e a quantidade de materiais varia de acordo com o estágio de produção. O layout voltado para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com