TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Levantado do Chão (José Saramago)

Por:   •  4/10/2019  •  Resenha  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  663 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Seminário II – Luís Otávio

Bianca Jannotti N. Rodrigues

Thaís Alves Tavares

RESENHA CRÍTICA

DO TEXTO DE

JOSÉ SARAMAGO

LEVANTADO DO CHÃO

Introdução:

José de Souza, escritor português, nascido numa família de camponeses sem terra em Azinhaga, povoado que fica a uns 100 quilômetros da capital Lisboa. O sobrenome Saramago, surgiu da iniciativa do funcionário do Registro de civil de escrevê-lo assim, uma vez que era como a família do pai do autor era conhecida na aldeia em que viviam. O nome vem de uma planta herbácea espontânea, cujas folhas, naquela época de carência serviam como alimento na cozinha dos pobres. O registro de seu nascimento também não foi documentado corretamente, tendo sido registrado somente dois dias após o seu nascimento, isto é ao invés do dia de 16 de novembro de 1922 consta nos documentos oficiais o dia 18 de novembro do mesmo ano. Isto evitou que a família pagasse a multa por falta de declaração do nascimento no prazo legal conforme ele mesmo relata em sua autobiografia.

(disponível em https://www.josesaramago.org/autobiografia-de-jose-saramago/).

Passando por diversas adversidades devido a mudança política dada pela didatura militar, em 1975, decidiu-se por seguir exclusivamente a carreira literária. No princípio de 1976 instalou-se por algumas semanas em Lavre, uma povoação rural da província do Alentejo. Foi esse período de estudo, observação e registo de informações que veio a dar origem, em 1980, ao romance Levantado do Chão que será tratado por esta resenha. É neste livro que Saramago apresenta seu modo de narrar que vai caracterizar a sua ficção novelesca. Ele ganhou o Nobel de Literatura de 1998. Em 1995, tembém ganha o Prémio Camões, o mais importante prémio literário da língua portuguesa, sua obra impulsionou a literatura portuguesa no cenário mundial. Ele faleceu em 18 de junho de 2010 em Tías, na Espanha.

O livro Levantado do Chão demonstra o posicionamento político do autor ao revelar a luta do povo contra a opressão dos latifundiários e das autoridades oficiais e clericais, demonstrando a opção política do autor, que se dizia socialista até o fim da vida. Levantado do chão começa tecendo uma história quase novelesca, voltado para a descrição de um espaço que recupera a história da terra e da formação de Portugal retratando o dia a dia da família Maus-Tempo. Proposta semelhante a do livro Vidas Secas, escrito pelo brasileiro Graciliano Ramos. No livro, Graciliano vai descrever a vida no Sertão nordestino, as dificuldades de sobreviver em condições tão adversas e de se manter a esperança diante a marginalização dos retirantes nordestinos que nada mais são do que camponeses sem terras assim como retratado em Levantado do Chão por Saramago.

Desenvolvimento:

        O autor descreve o tempo e o espaço em que vivem a família Mau-Tempo desde o século XV:

 “De guerra e outras pestes se morreu muito neste e mais lugares da paisagem; e no entanto, quanto por aqui se vai vendo são vivos [...] tudo em tempo devido se registrou na matriz [...] como se tal houvesse sido decidido desde o princípio do mundo, quando tudo era paisagem, com alguns bichos grandes e poucos homens de longe em longe, e todos assustados. Por esse tempo e depois, se resolveu o que o futuro haveria de ser, por que vias retorcidas da mão, este presente agora de terra talhada entre os donos do cutelo e consoante o tamanho e o ferro ou gume do cutelo. [...] Correram assim os rios, quatro estações pontuais por ano, que essas estão certas, mesmo variando. [...] [Mas] e esta outra gente quem é, solta e miúda, que veio com a terra, embora na registrada na escritura, almas mortas ou ainda vivas? A sabedoria de Deus é infinita: aí está a terra e quem há-de trabalhar, crescei e multiplicai-vos. Crescei e multiplicai-me, diz o latifúndio. (SARAMAGO, 1980, p. 12-4)”

“Sobre Levantado do Chão, outra curiosidade: o título foi tomado de empréstimo pelo compositor Chico Buarque, que participou juntamente com Saramago e o fotógrafo Sebastião Salgado de um projeto relacionado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). “Como então? Desgarrados da terra? Como assim? Levantados do Chão?”, diz a letra da canção Levantados do Chão.”. Disponível em (https://veja.abril.com.br/entretenimento/conheca-a-vida-e-a-obra-do-escritor-jose-saramago/). Isso demonstra como a literatura pode colaborar para a construção de movimentos sociais. A Letra escrita por Chico Buarque apresenta uma intertextualidade com os textos de Graciliano Ramos e Saramago, pois põe em pauta a questão dos latifúndios e ajuda a unificar e ampliar  a luta dos camponeses acerca o direito à terra.

O livro conta a saga de uma família de camponeses pobres, os Mau-Tempo, que desde o século XV habitam Portugal, na região do Alentejo e são os escolhidos por Saramago para relatar a difícil relação do homem português com a terra e com o desenrolar dos acontecimentos por ela motivados. Os Mau-Tempo são testemunhas e combatentes de lutas como a chegada da República, a Primeira Guerra Mundial, a Guerra da Espanha e o 25 de Abril, eventos históricos de grande importância para Portugal, e que contarão a história de Portugal de “uma outra maneira”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (140.4 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com