TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Organização E Reorganização

Casos: Resenha - Organização E Reorganização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  1.348 Visualizações

Página 1 de 4

Resenha – Organização e Reorganização

Texto de Altamiro Damian, Gilberto de Oliveira e Maurício Fernandes

O texto em lide apresenta o conceito de organização, sua representação gráfica por meio de organogramas e seus ambientes e processos. Procura identificar as principais variáveis e suas relações com ambiente micro e macro presentes nas atividades organizacionais; Avaliar a tipologia predominante e sua contribuição para o desempenho de atividades; Construir mapas de relacionamento ou mapeamento de processos; Perceber e avaliar o valor agregado em um processo; e identificar os pontos fortes e fracos de uma organização.

Segundo o autor, o termo organização remete ao conceito de um grupo de pessoas organizado para alcançar um objetivo ou, ainda, como sendo tudo eu nos cerca e nos oferece bens e serviços. Organização tem a ver com uma estrutura desenhada na forma de gráficos e de concepções que nos permite uma leitura de suas representações. Para essa representação gráfica é utilizado o organograma para ordenar as unidades que compõem uma estrutura e demonstrar seus níveis hierárquicos.

Existem duas tipologias de organização. A tipologia de base mecanicista, onde a estrutura burocrática é acentuada, caracterizando-se como altamente formal. E a tipologia orgânica que se caracteriza por flexibilidade, pela pouca divisão de trabalho. Pelas decisões descentralizadas e pela atuação em ambientes dinâmicos. É importante ressaltar que todas as organizações possuem tipologias de caráter orgânico e mecânico, sendo uma delas predominante. Essas tipologias convivem em harmonia para fortalecer os diversos sistemas que alimentam os ciclos de eventos.

Toda organização está estrutura em ambientes interno e externo e com seus elementos materiais e humanos que, orientados por uma rede de informações e sustentados por seus artefatos, definem esses ambientes em dois grupos: microambiente e macroambiente. Sendo o microambiente referente às relações que a organização mantém com mais frequência, e o macroambiente aquele que oferece suporte para níveis institucional, econômico, social, demográfico e ecológico.

Outro ponto levantado pelo autor é o layout das organizações. No qual implica em uma descrição física no plano horizontal e uma estrutura com suporte que reúne dados suficientes para uma relação com fluxos e com desenvolvimento de processos. Enquanto o organograma demonstra a hierarquia de uma organização, o layout demonstra a distribuição física das unidades. Essa demonstração é um importante instrumento de integração com diversos elementos atuantes em diversas atividades. Uma organização pode ter um layout administrativo ou um layout industrial, o qual pode ser linear simples, linear conjugado, do tipo conjugado em “U” ou conjugado em “L”. A tendência atual é fazer uso dos layouts mais abertos e comunicativos visando a integração de seus agentes e de suas unidades ou mesmo de suas áreas.

O autor destaca a importância da Gestão por Processos trazendo conceitos sobre método e processo. Método é o caminho pelo qual podemos chegar a um determinado resultado ou a um determinado fim. Já Processo é o ato de proceder ou maneira pela qual realizamos uma operação, segundo determinadas normas, métodos, técnica, processo manual ou processo mecânico. Traz também a definição de processo dada por Oliveira (2006), onde processo é um conjunto estruturado de atividades sequenciais que apresentam relação lógica entre si e que tem por finalidade atender as expectativas, interna e externa, de uma organização. Em uma visão funcional, vamos encontrar a agregação de valores que fazemos ao longo de um fluxo que orienta, define e desenha um processo. Contudo, um processo não agrega valor quando seu foco não está dirigido ao cliente, seja ele interno ou externo; seu tempo de resposta não é rápido o suficiente; seu resultado não auxilia nas mudanças necessárias; e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com