TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre Poluição Atmosférica

Casos: Resenha Sobre Poluição Atmosférica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  1.230 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha Sobre Poluição Atmosférica

Conceito de Resíduo:

Toda substância ou objeto de que o ser humano se desfaz por não ter mais utilidade é chamado de Resíduo. A sua produção é causadora de poluição e tem aumentado cada dia mais com o desenvolvimento socioeconômico e tecnológico da sociedade.

Poluição Atmosférica

A fumaça densa sobre as cidades é a forma mais familiar e óbvia de poluição do ar. Mas há diferentes tipos de poluição, algumas visíveis, outras invisíveis, que contribuem para o aquecimento global. Geralmente qualquer substância que as pessoas introduzem na atmosfera que resultam em alterações que possam causar danos a saúde das pessoas, animais ou vegetais, provocar modificações físico-químicas nas espécies minerais que tenham contato com ela comprometendo o meio ambiente é considerada poluição atmosférica.

A poluição do ar é o resultado da emissão de gases tóxicos ou de partículas líquidas ou sólidas na atmosfera. O dióxido de carbono, um gás de efeito estufa, é o principal poluente que está aquecendo a Terra. Embora os seres vivos liberem dióxido de carbono quando respiram, ele é amplamente considerado como um poluente quando associado a carros, aviões, usinas elétricas e outras atividades humanas que envolvem a queima de combustíveis fósseis, como gasolina e gás natural. Nos últimos 150 anos, essas atividades têm bombeado dióxido de carbono para a atmosfera o suficiente para elevar os seus níveis.

Nos grandes centros urbanos e industriais tornam-se frequentes os dias em que a poluição atinge níveis críticos. Os maiores causadores são os automóveis, sobretudo os transportes rodoviários e as indústrias. Os automóveis expelem através dos escapamentos gases como o monóxido (CO) e o dióxido de carbono (CO2), o óxido de nitrogênio (NO), o dióxido de enxofre (SO2) e os hidrocarbonetos. As industriais como, de energia elétrica, refinarias, fábricas de pasta de papel, siderúrgicas, cimenteiras, indústrias químicas e de fertilizantes emitem óxidos sulfúricos, óxidos de nitrogênio, enxofre, partículas metálicas (chumbo, níquel e zinco). Os danos não se restringem apenas a espécie humana. Toda a natureza sofre. Os poluentes atmosféricos podem afetar a vegetação por duas vias: Os efeitos diretos resultando na destruição de tecidos das folhas das plantas provocados pela deposição seca de SO2 e os efeitos indiretos provocados pela acidificação dos solos com a consequente redução de nutrientes e libertação de substâncias prejudiciais às plantas, resultando numa menor produtividade e numa maior susceptibilidade a pragas e doenças.

Este tipo de poluição pode dar origem à degradação dos ecossistemas por causa do

lançamento de inúmeras substâncias (radioativas, ácidas, recalcitrantes, etc.). Os principais impactos a ao meio ambiente são às alterações climáticas, à diminuição da qualidade do ar, a redução da camada de ozônio, o efeito estufa e chuva ácida.

Em uma escala maior, os governos estão tomando medidas para limitar as emissões gases do efeito estufa através do Protocolo de Kyoto, um acordo entre os países, que tem por objetivo diminuir as emissões de dióxido de carbono. Os países industrializados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com