TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha analítica do texto “As pessoas em Primeiro Lugar: Exclusão e Inclusão” de Amartya Sem e Bernardo Kliksberg.

Por:   •  21/4/2015  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  2.670 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha analítica do texto “As pessoas em Primeiro Lugar: Exclusão e Inclusão” de Amartya Sem e Bernardo Kliksberg.

No capitulo que fala sobre exclusão e inclusão do livro “Pessoas em Primeiro Lugar” o autor fala de assuntos relacionados à exclusão que ocorre de diversas maneiras, e usa a Ásia como principal exemplo e cita varias vezes Akbar.

O texto fala da exclusão e inclusão injusta e dá exemplos que podem ocorrer no nosso cotidiano, a inclusão injusta pode ocorrer de varias maneiras, ela é uma inclusão desfavorável onde um individuo pode receber menos ou ter menos valor que outra pessoa que exerça a mesma função, isso ocorre pela não aceitação das diferenças de identidades, outra forma de inclusão injusta são trabalho forçado ou em condições de semiescravo. Éabordado também o interesse das pessoas em acabar com o trabalho exaustivo e para a melhoria das condições de trabalho, o autor também diz que as pessoas precisam se conscientizar mais sobre exclusão injusta e que não pode haver confusão entre os dois, pois pode fazer com que tenham má interpretação dos mesmos.

Neste meio existem também os “desprovidos de sociedade” que são as pessoas que tem menor influencia e que são desprezados pela própria sociedade.

Guerras foram causadas pela dificuldade de aceitação de novas identidades,pessoa não podem ter direito de estarem no grupo que quiserem e terem pensamentos diferentes, por essa não aceitação de diferenças de identidades o pensamento inicial é que todos são iguais e que cada um tem um grupo definido.

Uma das consequências da divisão de pessoas em categorias (rico ou pobre, ateu ou cristão e etc.) ou a imposição de uma nova identidade foram às guerras que ocorreram e que ainda ocorrem em vários lugares, como o atentado de 11 de setembro.

Segundo Amartya Sem e Bernardo Kliksberg.

A principal esperança de harmonia no mundo contemporâneo se encontra na pluralidade de nossas identidades, que se cruzam umas com as outras e agem contra as divisões rígidas em torno de uma linha única e endurecida de divisão impenetrável.

O foco central do texto é mostrar que existem diferenças em nossas identidades e existe exclusão em todo lugar, o texto giro entorno toda essa pluralidade da não compreensão dessa pluralidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com