TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha lixo extraordinários

Por:   •  31/5/2016  •  Resenha  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  1.969 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

 LIXO EXTRAORDINÁRIO - FILME -  WASTE LAND – 2009

O documentário Lixo Extraordinário descreve o documentário do artista plástico Vik Muniz e sua interação com catadores do lixão de Jardim Gramacho  no Rio de Janeiro. Ele conseguiu obras de arte com a participação dos catadores reciclando os resíduos sólidos encontrados no lixão.

O assunto fundamental abordado pelo documentário foi à relação da arte com a vida de pessoas, enfocando as condições de vida num cotidiano diferente do normal. A temática do lixo vai muito além da coleta seletiva e da educação ambiental. Um planejamento urbano é essencial para estruturação do saneamento básico principalmente em uma cidade em processo de urbanização. A coleta, transporte e disposição adequada de resíduos sólidossão totalmente contrária ao apresentado no filme, começando pelo acessodireto de pessoas ao maciço de resíduos.

 Ao assistir o documentário percebe-se a criatividade e o encanto das obras de arte, mostrando o dia a dia das pessoas que vivem de forma crítica e buscam através da reciclagem dos materiais  encontrados a sobrevivência.

Vik Muniz também já passou por isso, vivendo em um bairro de classe média baixa em São Paulo indo para os Estados Unidos, onde começou com conseguiu sucesso com suas obras artísticas.  Ele interessou-se pelo lixão de Gramacho por ser o maior do mundo e por tentar mudar a vida das pessoas que ali trabalham diariamente através da arte.

Aproximar-se ao aterro Jardim Gramacho dá a Vik e seu amigo Fábio uma visão objetiva da dimensão que é o mesmo relatando a retirada de 200 toneladas por dia de materiais recicláveis feitas pelos catadores, o que representa a falta de empenho quanto à coleta seletiva.

A composição irregular no acondicionamento de lixo é evidente, a falta do de EPIs entre outros demonstra a característica de um lixão, que é diferente de um aterro sanitário que oferece as condições corretas para a destinação do lixo. Além disso, as condições de trabalho dos catadores são precárias, com o contato direto aos resíduos gerados com a inclusão de riscos de contaminação e múltiplos tipos de doenças.

         Os personagens Zumbi, vítima de um acidente no lixão e Tião presidente da Associação de Catadores do Jardim Gramacho, são os líderes e possuem o hábito da leitura, superando desafios a cada dia.

Assim a história de vida de cada um que vive no do aterro é mostrada e comove pela emoção transmitida. As filmagens extrapolam o limite do lixão e mostra a residência dos catadores como foi o caso de Suelem, uma das mulheres escolhidas por Vik para mostrar sua casa no Jardim Gramacho, onde verifica a falta de planejamento  e a ocupação irregular , além das situações caóticas de sobrevivência.

Durante o tempo de realização das obras artísticas, Tião relatou um assalto armado ocorrido na cooperativa, com uma perda de doze mil reais, destacando a insegurança e o perigo e também a ausência dos policiais.

Já a decisão de Vik levar uma pessoa simples para outro ambiente como Londres, causa questionamento em certo momento do documentário, porém o artista tentou visualizar os pontos positivos motivados pela sua intervenção na vida das pessoas através da oportunidade de aprendizado independentemente da frustração que isso pode gerar o importante era mostrar que através do estudo e da persistência pode conquistar novos espaços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (70.8 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com