TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respiração Aerobia e Anaerobia

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 3
  • Aspectos da respiração aeróbica

A respração celular ´o processo onde as moléculas da glicose são quebradas para gerar energia. Existem 2 processos, o aeróbico e o anaeróbico.

A respiração é realizada com trocasgasosas para gerar ATP nas mitocôndrias em células eucariontes a combustão ocorre a liberação de energia de maneira acelerada na presença do oxigênio.

Para a energia ser consumida inicialmente ela é quebrada em pequenas parcelas e são transportadas para pequenas baterias ATP onde estão contidos o Pi, ADP e o íon fosfato. Essa reação se chama fosforilação.

Para a energia ser consumida é glicose é quebrada por meio da oxidação por meio do hidrogênio (desidrogenação). Essas pequenas partículas são catalisados por enzimas, as desidrogenases e esse agrupamento é denominado de NAD.

  • Etapas da respiração aeróbica

1º etapa glicólise

Etapa onde ocorre a quebra parcial da glicose em duas moléculas de acido piruvico. Uma parte da energia é liberada em 4 parcelas, produzindo 4 moleculas de ATP. Nesta etapa as 2 moleculas de ATP que foram gastas para ativar a glicose, sobrando apenas 2 moleculas, ocorre a desidrogenação foramando 2 moleculas de NADH.

2º etapa intermediaria

Etapa onde o acido pirúvico é oxidado e perde átomos de hidrogênio e elétrons e Tb um átomo de carbono e dois de oxigênio, formando uma molécula de NADH(1 de gás carbônico e 1 cadeia de 2 atomos de carbono)

3º ciclo de Krebs

Ocorre dentro da mitocôndria e no citosol. Etapa onde a energia é liberada de forma gradativa, este ciclo permite q os compostos intermediários formados no processo sirvam como ligação entre o metabolismo da glicose e de outras substancias.

4º cadeia respiratória

Ocorre na membrana interna da mitocôndria e na membraba olasmatica das bactérias. Os átomos de hidrogênio retirados pelo NAD  das cadeias de carbono durante a glicolise e o ciclo de Krebs são transportados por varias moléculas intermediarias  ate o oxigênio, formando água e grande quantidade de moléculas de ATP. Cadeia chamada de fosforilação oxidativa pq a síntese da ATP depende da entrada de um fosfato no ADP e  a fosforilação é realizada com  energia das oxidações.

FERMENTAÇÂO

Diferente da respiração aeróbica, na fermentação a glicose é quebrada sem o consumo de oxigênio. Os organismos que fazem esse tipo de respiração são chamados de anaeróbicos estritos ou obrigatórios, não possuem as enzimas responsáveis  pelas reações  químicas do ciclo de Krebs e da cadeia respiratória.

Outros organismos embora tenham a enzima e façam a respiração aeróbica, podem realizar a fermentação caso falte oxigênio no ambiente, estes são chamados de anaeróbicos facultativos.

No processo d fermentação a quebra da glicose termina na etapa da glicolise.  Como não há oxigênio outra molécula terá q receber os átomos de hidrogênio, podendo ser o acido pirúvico ou outro fragmento de glicose. Como a glicose não é totalmente quebrada , a fermentação não libera  toda sua energia da molécula.

Os 2 tipos de fermentação são: láctica e alcoólica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (80.1 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com