TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA COMUNIDADE FAVELINHA

Por:   •  28/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  3.076 Palavras (13 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 13

Curso:

Disciplina:

Professor Orientador:

SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA COMUNIDADE FAVELINHA

AUTORES:

São João do Piauí, Maio de 2018

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar agradecemos a Deus, pois em todos os momentos da nossa vida é ele que nos fortalece e indica os caminhos que temos que seguir.

Agradecemos a nossa família, pelo amor, carinho e paciência.

Agradecemos à professora da disciplina Rute pela gentileza e carinho.

Agradecemos ao professor orientador Douger Campelo, pela paciência, carinho, aprendizado a nós proporcionado e muita paciência.

Agradecemos a banca examinadora que será nossa mestra neste trabalho, nossa primeira grande experiência.

Aos nossos colegas de turma que convivem e acompanham conosco os sucessos, lágrimas e correrias da graduação, que compartilham conosco o nervosismo diário e nos dão força para continuar nos estudos, nosso muito obrigada!! E vamos à luta!!

A todas as famílias da Comunidade Favelinha, que nos receberam com gentileza e esperança.

Nosso agradecimento a todo o corpo de funcionários do IFPI – Campus São João, eles que fazem esta estrutura maravilhosa acontecer, que dá a oportunidade da gente crescer e lutar por uma vida cada vez melhor.

SIGLAS

SAN – SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

CF 88 – CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988

CRAS – CENTRO DE REFERÊNCIA EM ASSISTÊNCIA SOCIAL

CREAS – CENTRO ESPECIALIZADO EM ASSISTENCIA SOCIAL

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.................................................................................................2

2. REFERENCIAL TEÓRICO............................................................................5

3. METODOLOGIA.............................................................................................8

4. CONCLUSÃO.................................................................................................10

5. REFERÊNCIAS .............................................................................................11

6. ANEXOS..........................................................................................................12

1. INTRODUÇÃO

O presente Projeto visa atender a proposta lançada pela Disciplina “Projeto Integrador I” e foi formulado pelas ideias de sete integrantes e o professor orientador que buscaram uma forma de contribuir para sanar os problemas de segurança alimentar e nutricional na comunidade Favelinha, localizada no Bairro Jurema em São João do Piauí. Durante a visita de campo para conhecer a comunidade e coletar informações para desenvolver o projeto foi possível notar a intensa pobreza e falta de garantia de direitos básicos como moradia digna, acesso à agua, energia, alimentos e saneamento. Por apresentar altos índices de pobreza, desnutrição e falta de acesso ao menos a três refeições diárias a comunidade foi escolhida para intervenção da turma do 1° período do curso de Bacharelado em Administração do IFPI – CASJP.

A realização do projeto na comunidade Favelinha surgiu ao notar a importância de se conhecer e analisar os indicadores de segurança alimentar e nutricional da comunidade, fazendo ainda um paralelo com a disciplina Direito Introdutório buscando entender como pode haver grupos humanos em situação de vulnerabilidade social e negação de direitos básicos por parte do Estado.

A partir do momento em que conheceu - se e pesquisou – se a realidade daquelas famílias surgiu no grupo o desejo de estudar e Inserir a questão da segurança alimentar e nutricional na comunidade Favelinha através de intervenção e orientação às famílias para a garantia de direitos.

Primeiramente será aplicado um questionário social auto avaliativo com as famílias da comunidade Favelinha sobre seus direitos e deveres. Em seguida será feita uma pesquisa entre os moradores para saber quais programas da Rede de Garantia de Direitos atendem os moradores da comunidade favelinha, realização de palestra informativa com participação de nutricionista sobre hábitos alimentares e segurança nutricional e uma roda de conversa com participação de assistente social sobre o direito a segurança alimentar.

Nesse contexto pergunta-se: Como garantir a segurança alimentar e inserir a garantia de Direitos básicos para as famílias da comunidade Favelinha?

Sabemos que a Segurança Alimentar e Nutricional, enquanto estratégia ou conjunto de ações, deve ser Inter setorial e participativa, e consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras da saúde, que respeitem a diversidade cultural e que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com