TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIALIZAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  7/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]TECNICO DE ADMINISTRAÇÃO SEMESTRE 2015.2

EQUIPE: JARBAS WILLAMY, RUAN JEFFERSON, FRANCISCO DALCIANO E JADERSON RIBEIRO

PROFESSOR: JOAB DANTAS

TEMA: SOCIALIZAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL

Baturité, 10 de abril de 2016

SOCIALIZAÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL

Primeiramente gostaríamos de explicar o que é socialização, para melhor compreensão do resumo. Socialização é o processo pelo qual o indivíduo é inserido em uma determinada sociedade, aprendendo os costumes, valores e padrões a serem seguidos, posando obter sua cultura que quando o novo individuo depara-se com outra cultura haverá estranhamento, pessoas etnocêntricas que acham sua cultura superior a todas, lembrando que a antropologia em crítica ao etnocentrismo criou um princípio “Relativismo cultural”  que procura ver a diversidade cultural como positiva, pois é a possibilidade do ser humano criar diferentes caminhos para realizar-se como ser social. Berger e Luckmann falam sobre os dois processos de socialização, que é “socialização primaria e secundária”, a primaria ocorre quando o indivíduo é inserido na família, a criança passa a aprender padrões e valores, já a secundaria é a escola, onde o indivíduo passa a aprender saberes específicos. Segundo Berger e Luckmann quando os valores e padrões da socialização primaria deparam-se com a secundaria gera conflitos.

RESSOCIALIZAÇÃO

O processo de ressocialização é quando há profundas mudanças no modo de agir, pensar e se relacionar, ela pode ocorrer por opção quando o indivíduo decide mudar seu modo de conduta ou por agentes externos (família, estado e outros) o processo de ressocialização ocorre nos rituais de inicialização do exército, em que o indivíduo passa a negar seu estado (morte ritual) e quando passa a aceitar as normas do exército (renascimento ritual).

A SOCIALIZAÇÃO ORGANIZACIONAL

Gostaríamos de lembrar que, apesar de Berger e Luckmann conceituarem a ampliação da possibilidade de conflito entre as diferentes instituições (primaria e secundaria) centram suas analises nas esferas do ensino e do trabalho. Ao ingressarem em uma organização cada indivíduo precisa conhecer e aprender as normas da organização em que está inserido. Em algumas organizações há estratégias formais e informais, a primeira busca qualificar o indivíduo antes de ocupar o status e o papel a ser seguido já a segunda ocorre no cotidiano do trabalho, o funcionário aprende como as atividades são realizadas em seu departamento, ele poderá escolher um agente socializador para lhe ajudar, também estão incluídas as estratégias individuais e coletivas de socialização, sendo a primeira quando um único sujeito é preparado para assumir determinadas funções na organização já a segunda é quando vários sujeitos são agrupados em um grupo que cabe ao tal a resolução do problema (s). Também há estratégias sequenciais e não sequenciais de socialização, a primeira caracteriza-se por processos consecutivos marcados por uma série de eventos (cursos, treinamento isolado principalmente direcionadas para a qualificação técnica de trabalhadores podem ser consideradas não sequenciais, pois normalmente não estão vinculadas a um programa maior de desenvolvimento. Também há estratégias fixas e variáveis de socialização, a primeira dá ao iniciante um conhecimento preciso do tempo necessário para completar determinado estágio (tempo de experiência, cursos e etc.), depois desta formação o indivíduo está apto para realizar a atividade, já a segunda não representa etapas bem marcadas de início e término, depende de cada indivíduo também há estratégias de socialização através da investidura e despojamento, sendo a primeira busca valorizar o indivíduo, considerando sua experiência anterior e a segunda destroem e despojam certas características particulares do iniciante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com