TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saúde Mental Infanto Juvenil

Por:   •  24/7/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 2

Objetivo:

Este plano de ação foi desenvolvido com o objetivo de implantar um grupo de cuidadores nas UBSs para orientação e prevenção em saúde mental infanto juvenil, em relação ao surgimento e agravos dos transtornos mentais , considerando que mais de 75% dos transtornos surgem na infância e adolescência , decidimos implantar nas UBSs pelo fato dos nossos municípios não terem o CAPS.

Justificativa:

A atenção voltada a saúde mental de crianças e adolescentes e o reconhecimento como sendo uma questão de saúde pública que se integra as ações do SUS é considerada um dos principais desafios da Reforma Psiquiátrica brasileira. O reconhecimento da criança e adolescente como sujeitos de direitos e responsabilidades pelo Estatuto da Criança e Adolescente, de 1990, redefiniram a posição do Estado em relação á assistência e á elaboração de politicas públicas voltadas para esse público.

Resultados esperados:

Esperamos que esse trabalho em conjunto entre as equipes de saúde mental e saúde da família discutindo os casos, seja uma troca de conhecimento, elaboração de estratégias, pensando juntos em caminhos para melhoria desse atendimento e acolhimento, realizando visitas domiciliares em conjunto, um ajudando o outro a se sentir mais seguro e perceber que não estão sozinhos para resolver os possíveis casos, compartilhando responsabilidades e se fortalecer para lidar melhor com as situações complexas. Sendo assim, esse trabalho articulado e esses profissionais se mostra indispensável para garantir um cuidado integral voltado ás crianças e adolescentes em sofrimento psíquico. Sua concretização tem sido um desafio que se coloca em nosso dia a dia, o caminho é longo, os obstáculos são muitos e constantes, mas com o empenho de todos, persistindo nessa jornada, estamos construindo um sistema de saúde cada vez mais integral e respeitoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com