TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ser Pessoa, Ética E Cidadania

Artigo: Ser Pessoa, Ética E Cidadania. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

SIMEI DE OLIVEIRA MATHEUS

RESENHA CRÍTICA DA UNIDADE 3:

SER PESSOA, ÉTICA E CIDADANIA

Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina Antropologia Teológica como requisito parcial para obtenção de avaliação.

SÃO PAULO (SP)

2012

O profundo desejo de entender o ser como pessoa fez nascer o movimento filosófico e social chamado Humanismo.

Seu objetivo fundamental é a valorização do ser humano em sua inteireza, o qual não pode ser reduzido em simples dimensões (biológica, psicológica, social, cultural, religiosa, política, econômica, etc.). O conjunto dessas dimensões aproxima-se da essência do ser humano, mas ele é muito mais do que isso, é um mistério, profundo e desafiador.

Em sua complexidade o ser humano é o único ser vivo que possui consciência de si mesmo e pensa sobre questões existenciais.

Desenvolve relacionamentos na busca de comunhão e descobre no outro sua essência sob outra aparência, com identidade, singularidade e profundidade próprias. E ao se ver no outro percebe que isto é amar, dando um salto da materialidade para a espiritualidade, do físico para o metafísico, do ciente para o consciente, do indivíduo para o ser.

Possui, também, a liberdade que possibilita o direcionamento na busca de sua plenitude. E nessa jornada entende que não é totalmente livre, pois sofre influência de seu tempo e da história.

Ao compreender as dimensões da consciência, do amor e da liberdade vislumbra a síntese do que é a pessoa humana.

Perante a síntese da pessoa humana, depara-se com a questão ética, elemento constitutivo da condição de sobrevivência, vivência e convivência.

A ética, por sua vez, é o conjunto de normas que regula o comportamento em sociedade. Não deve ser confundida com a moral, que é a regulação dos valores e comportamentos que uma determinada sociedade, povo, religião, considerem legítima. Portanto, a ética deve ser entendida como o julgamento das validades morais e como um conjunto de princípios e disposições voltadas para a ação. Dessa forma, tanto a ética como a moral não é um conjunto de verdades fixas e imutáveis, pois apresentam caráter histórico e social.

Para se implementar uma sociedade eticamente sustentável faz-se necessário pensar a questão da cidadania, que é a capacidade e a liberdade de exercer, em sua plenitude, os direitos civis, políticos e sociais. A cidadania e a ética exigem do ser humano um posicionamento eficiente e eficaz, para pensar e transformar a realidade na qual está inserido.

Ser pessoa, ética e cidadania estão intimamente ligados. Quando o ser humano busca o autoconhecimento, o aperfeiçoamento do relacionamento com o próximo, amando-o e respeitando-o,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com