TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade dos poetas mortos

Por:   •  19/4/2017  •  Resenha  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Regiane da Silva Ataíde

RESENHA DO FILME: SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Macapá-AP

2017

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇÃO

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Regiane da Silva Ataíde

RESENHA DO FILME: SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

Trabalho apresentado à disciplina de Prática pedagógica VII, como quesito avaliativo para obtenção de nota.

Macapá-AP

2017

Resenha do Filme: Sociedade dos Poetas Mortos

O filme sociedade dos poetas mortos é dirigido por Peter Weir, retrata a didática de uma escola tradicional, que ao substituir um professor em processo de aposentadoria, o seu substituto vai mostra aos alunos o ideal que Carpe Diem vai lhes fazer em vida.

A filmagem apesar de ser antiga, ainda é trabalhada em tempos atuais, pois mostra como a maioria das escolas forma e molda seus alunos, para que este sejam seres não pensantes, idealizadores e criadores de seus próprios caminhos. Tanto é que a escola retratada no filme, a Academia Welton, ao mostrar para o público que é umas melhores escolas de segundo grau do país, já identifica logo no começo de sua produção, os valores e as normatizações que alunos e professores devem seguir, além disso os pais dos alunos é que vão decidir o futuro profissional de seus filhos.

Assim, o professor substituto, Keating, vai incentivar seus alunos a pensar de maneira própria, ensinando a disciplina de literatura como nenhum outro professor havia ensinado antes. Mas a escola não fica nada satisfeita com a utilização de novos métodos utilizados pelo professor, pois o que deveria ser empregado era o que estava disposto no currículo de formação dos alunos e o professor deveria segui-lo.

É interessante firmar uma ponte de análise entre o filme e a realidade, a escola queria que o professor empregasse o métodos tradicionais, assim como hoje ainda é perceptível essa influência da tendência tradicionalista, onde o professor vai subjugar o seu aluno a decorar o conteúdo disposto no livro, todo o material utilizado pelo professor vai depender do livro didático, e o professor muito pouco vai inovar as suas aulas. A escola, em alguns casos, fiscaliza o professor para ver se está seguindo os padrões impostos pela instituição.

Um grupo de alunos do professor Keating, quis saber um pouco sobre a história do docente que já tinha sido um ex-aluno da mesma instituição em que estavam, e descobriram que o professor tinha participado de um grupo no qual se denominava Sociedade dos poetas mortos, em que se deleitavam sob o luar para compartilharem as experiências obtidas por meio da leitura de poesias. O grupo foi recriado com novos integrantes, porém tinha o mesmo propósito que era viajar sob a interpretação dos pensamentos criados a partir da leitura de poesias, recriando novos paradigmas para que a mente humana pensasse além de si mesmo, e também almejando a coragem para enfrentar os seus medos para criarem seus próprios destinos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (34.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com