TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Organizacional: aspectos relevantes da organização burocrática e seus contextos institucionais

Por:   •  14/11/2016  •  Resenha  •  894 Palavras (4 Páginas)  •  1.613 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA DE:

ROCHA, Enilton Ferreira. Sociologia Organizacional: aspectos relevantes da organização burocrática e seus contextos institucionais.

O trabalho em questão é uma resenha do texto “Sociologia Organizacional: aspectos relevantes da organização burocrática e seus contextos institucionais”, de autoria do professor Enilton Ferreira Rocha. Trata-se de um texto dividido em nove partes, onde o autor se utiliza da visão sociológica e do seu impacto na sociedade burocrática, compreendendo como está afeta as diferentes relações sociais, especialmente no que tange à organização, ou seja, baseado em Max Weber, faz análises para gerar uma reflexão sobre como essa pode influenciar na vida das organizações.

Na primeira parte do texto é abordada a Sociologia Organizacional, que surge a partir da evolução tecnológica que vai gerar a necessidade de uma restruturação das organizações, uma vez que torna-se importante a busca da qualidade, aliada a uma ótima produtividade. Assim, o foco passa a ser outros, dentre os quais passa a ser discutido e valorizada as relações inter e intrapessoal na empresa; a compreensão dos problemas organizacionais; dá-se maior importância à hierarquia e às competências na visão corporativa; volta-se para a importância da estrutura organizacional e funcional para o desenvolvimento da empresa; a importância da comunicação institucional na organização; etc. Ou seja, a partir daí volta-se para temas que até então não organizados ou nem tanto considerados.

Na segunda parte do texto, é feita uma análise da burocracia a partir da visão de Max Weber, onde fica claro que considera que a organização burocrática é a forma de organização mais eficiente para que se atinjam os objetivos pretendidos. Através de uma forma sistêmica, que se utiliza durante os meios desenvolvidos, chega-se ao fim planejado. De um modo geral, o que pode ser observado é que na teoria da organização burocrática defendida por Weber os meios devem ser analisados e estabelecidos de maneira totalmente formal e impessoal, a fim de alcançarem os fins pretendidos. Dessa forma, na teoria burocrática há grande ênfase na eficiência e na técnica. Uma organização burocrática é essencialmente autoritária e hierarquizada. Há divisão sistêmica do trabalho de forma que cada um possui cargos e funções específicas, de competências e responsabilidades distintas. Cada membro do processo deve saber exatamente qual posição ocupa e que trabalho realiza. Dessa maneira, as atribuições administrativas são altamente especializadas e distribuídas de acordo com os fins que se pretende alcançar. Diante disso, apesar de ter deixado algumas influências nas organizações, também encontrou algumas limitações, portanto, ainda são adotados alguns de seus princípios nas organizações atuais.

Dando sequência, na terceira parte do texto é feita uma análise sobre as relações interpessoal e intrapessoal na empresa, onde o ser humano é visto como fundamental para a organização e para tanto deve ser valorizado em todas as suas particularidades e torna-se fundamental, então, que esse se sinta motivado dentro da empresa e um dos aspectos para tal é a valorização das relações interpessoais. Ou seja, o indivíduo deve ser valorizado e valorizada mais ainda a qualidade de vida do mesmo dentro da organização, pois que essa lhe dará garantias de trabalhar mais estimulado, vestindo realmente a camisa da mesma.

A quarta parte do texto aborda a temática da identificação dos problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (64 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com