TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SÍNTESE, FILME TEMPOS MODERNOS

Por:   •  27/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  4.788 Visualizações

Página 1 de 4

SÍNTESE DO FILME TEMPOS MODERNOS DE CHARLIE CHAPLIN – 1936

Por de Souza, Marlon.

O filme Tempos Moderno lançado de 1936, mostra como a sociedade vivia na década de 30 nos Estados Unidos, logo após a crise de 29 quando a depressão atingiu a sociedade norte-americana de tal forma que levou grande parte da população ao desemprego e à fome. Ocorrem nessa época inúmeras greves por parte dos trabalhadores justamente porque as condições que eram impostas pelos empregadores faziam com que não houvesse nada na vida dos trabalhadores além de trabalho e um cochilo para recomeçar tudo no dia seguinte.

O filme em questão já começa de uma forma esplêndida, mostrando a que o vê, que naquela época os trabalhadores eram considerados animais, dando a perceber que os trabalhadores eram como as ovelhas caminhando para o matadouro, se preparando para mais um “dia de mortes”. É mostrado então o mais famoso personagem de Charlie Chaplin, “O Vagabundo” (The Tramp) que atendia pelo nome de Carlitos, tentando sobreviver aos dias difíceis que o mundo moderno e industrializado enfrentava.

Conseguimos perceber no decorrer do filme que na época não havia normas que regulamentavam os benefícios dos trabalhadores, ninguém além dos donos das fábricas e indústrias segurava o chicote, até mesmo a polícia atendia aos interesses deles. Em uma parte importante do filme, conseguimos ver que para a diminuição do tempo de almoço, que era visto como prejuízo pelos patrões, tentaram implantar uma máquina capaz de alimentar s funcionários enquanto o mesmo não precisava parar de trabalhar, é óbvio que o ocorrido foi ao mesmo tempo cômico e trágico.

Em seguida, Carlitos teve um colapso nervoso de tanto trabalhar, trabalho este que atendia aos padrões de Durkhein que acreditava que para o trabalho funcionasse o trabalho de um dependia do outro, assim como é tratado no filme, quando Chaplin Pertava as porcas dos parafusos, o colega de trabalho ao lado martelava dando sequência ao próximo, princípio este que é abrangente ao Just In Time tratado por Taylor, que dizia que as funções da Empresa têm hora correta para funcionar, sejam elas produção, transporte ou compra, fazendo com que a Empresa lucrasse mais.

Logo após o Colapso nervoso sofrido pelo Vagabundo, ele foi levado para o hospital e simplesmente quando a sai a fábrica que trabalhava já não mais está funcionando. Naquela época havia uma grande instabilidade nas industrias, e com isso vinham as greves, que por sinal eram vistas como vagabundagem pela polícia. Ao tentar ajudar um motorista de caminhão acenando com uma bandeira para mostrar que ela mesma havia caído, simplesmente uma manifestação aparece atrás dele e pensam que ele, quem não tinha nada a ver com o assunto, era o líder da manifestação, com isso ele vai preso.

Na cadeia, preso injustamente, acontece uma revolta de alguns presos, que tentam fugir mas de alguma forma cômica Charlie não entra em sua cela, salvando assim o guarda que estava para ser morto. Logo após isso se torna amigo dos carcereiros, guardas e do responsável pela cadeia, tanto que sua cela não ficava fechada e os guardas conversavam com ele de porta aberta sem medo que ele tentasse fugir. Chaplin não questionava os motivos por estar ali, tanto que quando recebe sua liberdade de volta, pergunta se não pode ficar, pois tinha moradia, comida e companhia, sem ter a preocupação do trabalho.

Também no filme é tratado o caso de uma família de 4 pessoas, Um pai e 3 filhas, o pai não tinha emprego e a filha mais velha era obrigada a roubar bananas para que ela, as irmãs e o pai não morressem de fome. Até que tragicamente o pai morre e o Estado “cuida” das filhas do senhor que agora jaz morto. Certamente as irmãs mais novas foram para algum orfanato, enquanto a irmã mais velha aproveita a deixa para fugir.

Após a fuga, a moça que fugiu, com fome e sem ter para onde ir, rouba mais uma vez só que desta vez uma barra de pão, quando uma senhora granfina vê a moça roubando avisa ao padeiro que vai atrás da garota e ao ponto de prendê-la Charlie acaba presenciando o caso e assume a culpa, todavia a garota acaba sendo pega. Ambos vão presos e mais a frente ocorre um acidente e também os dois fogem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (113.2 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com