TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE SOCIOLOGIA JURÍDICA

Monografias: TRABALHO DE SOCIOLOGIA JURÍDICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO SOCIOLOGIA JURÍDICA

Nome: Vinícius Fontoura RA: 3775748719 Prof. Caroline Santiago.

Quais fenômenos sociais você identificou no filme ‘ Nós que aqui estamos Por vós esperamos’ que possam ser objeto de estudo para sociologia jurídica?

Acredito que, adota-se o surgimento da vida a partir da concepção, ou seja, a partir desse momento tem-se um sujeito de direitos. Nesse caso, então, a morte seria o que?

O século XX foi um período marcado por profundas mudanças, se notabilizou inúmeros avanços sendo eles nas mais diversas esferas, tecnológica, econômica, política, social. Muitas invenções como a lâmpada, o automóvel, o telefone, o computador deram origem a uma vida mais confortável, todavia, talvez por causa delas houvesse as guerras, a destruição, a morte em massa. O filme retrata bem esse período repleto de biografias de pessoas famosas ou não que deixaram sua marca na Terra.

Alguns entendimentos de sociólogos foram comparativos a certas cenas do filme. Como o do sociólogo Edmond Jorion, em relação da influência do direito sobre a sociedade, pois a sociedade é o que influência no direito ou vice - versa, com o passar do tempo o direito foi se reformulando através da sociedade onde consideramos que seja um produto social, elaborado pela mesma.

Outro entendimento que analisei, foi do Professor Renato Treves, sobre o estudo da opinião do público a respeito do direito e das instituições jurídicas. Outra cena, quando um homem se colocou na frente de um tanque de guerra para pedir paz, deixando sua própria vida na frente de tudo defendendo sua tese. E os estudantes fazendo um protesto, expondo mais uma vez as suas opiniões, mostrando a opinião pública diante de todos os poderes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com