TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociologia

Exames: Trabalho De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  1.856 Palavras (8 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 8

1. INTRODUÇÃO

1.1 Significado e conceito de Cultura, sociedade e indivíduo.

Cultura é definida em ciências sociais como um conjunto de ideias, comportamentos, símbolos e práticas sociais, aprendidos de geração em geração através da vida em sociedade. Ela refere-se aos modos de vida dos membros de uma sociedade, ou de grupos dessa sociedade. Inclui a forma como se vestem os costumes de casamento e de vida familiar, as formas de trabalho, as cerimônias religiosas e as ocupações dos tempos livres.

Uma sociedade é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade. Uma sociedade é uma rede de relacionamentos entre pessoas. Uma sociedade é uma comunidade interdependente. O significado geral de sociedade refere-se simplesmente a um grupo de pessoas vivendo juntas numa comunidade organizada. A sociedade pode ser vista como um grupo de pessoas com semelhanças étnicas, culturais, políticas e/ou religiosas ou mesmo pessoas com um objetivo comum. Uma delimitação física (como um território, um país ou um continente) não pode definir uma sociedade, já que entre eles podem ter diferenças que podem se afastar do conceito da sociedade.

Indivíduo é uma coleção de pensamentos e feitos que é considerada uma entidade. Várias pessoas consideram um indivíduo responsável por suas ações, Indivíduo (do latim indivíduos) significa indivisível, uno, referindo-se a um ser biológico cuja existência depende de sua integridade.

1.2 A Realidade da vida cotidiana

As tentativas de localizar o homem no conjunto dos seus costumes assumiram diversas direções.

O Ser humano é ser individual e somos individuais de acordo com os padrões culturais. A cultura nos define como espécie única, mas como indivíduos separados. É necessário analisar os detalhes. O fato é que sem o homem a cultura não existe, ela é extremamente essencial para o homem, eles se completam.

A temática enunciada no título envolve conceitos que, embora se relacionem, são completamente distintos. E isso já é um primeiro problema.

As diferentes construções sociais produzem as diversas sociedades. Os comportamentos de uma família são distintos de outras; a formação de cada país é específica e não se repete.

Ao falarmos de sociedade e de cultura estamos nos referindo a fenômenos tipicamente humanos. Trata-se de realidades humanas e, portanto, nosso olhar tem o ser humano como ponto de partida. É ele que produz cultura, sendo uma das manifestações culturais a vida social ou vida em sociedade.

O homem, portanto gera cultura. Ou seja, diferentemente de outras criaturas, o homem se autoproduz reproduzindo o meio que o circunda. Mais do que isso, recria o mundo natural que o circunda e ao mesmo tempo recria o já criado, dando-lhe novo significado.

A vida em sociedade sempre e originaria de problemas, onde os indivíduos têm que ter a capacidade de administrar os conflitos. A grande questão e que o problema, dentro de uma sociedade sempre se renova, como os problemas são originados nos seres sociais e como todo ser social e transitório e mutável e lógico que os problemas dentro de uma sociedade também sejam moveis e se renovem em todos os momentos, as crises, mesmo sendo colocadas de forma repetitivas, da ao individuo a ideia que e sempre a mesma, que e uma repetição. uma reinvenção incessante .Mas toda crise e nova e tem sua própria dinâmica..e só uma mente aberta e fresca e capaz de perceber o dinamismo das crises sociais.

O indivíduo só existe enquanto existe o ser humano e por isso ele é constantemente recriado, como cultura e como valores a serem transmitidos às novas gerações. Por isso o homem dá tanta importância à educação, pois ela é um dos principais meios de recriação do mundo: recria a sociedade e a cultura.

O filme a classe operaria vai ao paraíso, do diretor elio petri itália, nos mostra uma fonte de ensinamentos a respeito da classe operaria, na historia da luta de classes. O personagem lulu, é um operário padrão, que se submete voluntariamente a um ritmo. Desumano de produção, onde o mesmo trabalha por um salário extra ao fim do mês, se caso alcance a meta de trabalho, ou seja, produção de peças produzidas quanto mais. Produz mais aumenta o ganho.

O movimento sindical do local lutava contra essa sistemática produção, por peças, mas. Como lulu estava respondendo ás expectativas, do serviço. Os engenheiros decidiram que todos os outros trabalhadores, deviam seguir o mesmo exemplo dele, contudo. Prejudicando assim a luta do sindicato que reivindicava a remuneração pelo tempo de trabalho.

Lulu tendo esses pensamentos e atitudes, de que trabalhar duro irá lhe trazer maior. Recompensa, e por isso acaba sendo hostilizados, por todos ao seu redor, inclusive sua. Esposa, acarretando assim um prejuízo fisco e mental. Ele não tinha tempo para nada, somente focado no trabalho, sua cultura estava de lado, até mesmo em seu lar não iam. Bem por cauã do excesso de trabalho, tendo que sofre muito para se conscientizar que. Para o capitalismo, o trabalhador significa uma maquina visando lucro.

Lulu acaba sofrendo um acidente no trabalho e perde um dedo, por causa do excessivo. Trabalho, esse incidente com lulu é o ponto de partida para conflitos sindicais que. Acabam terminando em sua demissão.

Finalmente ele se conscientizou da própria alienação, e se junta à atuação sindical, sendo readmitido, mais não como um operário modelo, ele agora fazia parte da força. Sindical, lutando pelos interesses dos trabalhadores, e derrubando a muralha que existe. Nas empresas, de um lado o capitalismo e de outro os trabalhadores.

Primeiramente precisamos fazer um breve relato do que são as interações sociais. São quando duas ou mais pessoas estão em contato entre si, e estabelecem uma. Comunicação, ocorrendo uma ação recíproca entre elas. Diante disto podemos definir. Grosso modo que interação é ação recíprocas de ideias, atos ou sentimentos entre. Pessoas ou pessoas e grupos. Sendo que na interação a ação da pessoa depende de outros e vice versa. Dentro deste contexto temos também a identidade social, que tem.

Como sensação desvendar quem e o que nós somos. A identidade social é importante par o individuo na definição de plano de ações, além de estabelecer um parâmetro. Com outros membros da sociedade que vivemos como pro exemplo uma roupa pode distinguir o individua em um grupo de pessoas. Em qualquer encontro social, reuniões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com