TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Sociologia

Tese: Trabalho De Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  Tese  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

1 . Hobbes :

No estado de natureza, segundo Hobbes, os homens podem todas as coisas e, para tanto, utilizam-se de todos os meios para atingi-las. Conforme esse autor, os homens são maus por natureza (o homem é o lobo do próprio homem), pois possuem um poder de violência ilimitado. Um homem só se impõe a outro homem pela força; a posse de algum objeto não pode ser dividida ou compartilhada.

Locke: É um estado de igualdade, em que os homens tem a perfeita liberdade de regular suas ações e dispor seus bens, conforme acharem conveniente, dentro dos limites da lei da natureza, sem pedir permissão ou depender da vontade de qualquer outro homem. Portanto, o estado de natureza, não é um estado necessariamente ruim, de ''guerra de todos contra todos'', mas um estado de igualdade, em que os homens convivem livremente, apoiados apenas em noções naturais de justiça. Locke admite não ser razoável que um homem seja eventualmente seu próprio Juiz.

Rousseau: Constrói uma hipótese de estado de natureza e estado civil, mas considera o “estado de guerra” hobbesiano presente na sociedade civil. O estado de natureza é apresentado como um momento de ampla felicidade humana, onde os seres humanos não tinham a necessidade de se relacionarem e não havia desigualdade. Este modo de vida, hipoteticamente construído para justificar sua proposta de República, teria sido destruído com a instituição da propriedade privada e das leis.

2 . Maquiavel fez da política ou da arte do governo uma função totalmente separada da ética e da moral. Hobbes, impirista e racionalista colocava em prática o impirismo. Locke, defendia a oposição do autoritarismo em todos os níveis individual, política e religioso. Rosseou, questionava o motivo de os homens viverem sob grilhões na sociedade. Concordamos com a idéia de Maquiavel que fez da política ou da arte de governo uma função totalmente separada da ética e da moral, ou seja, a política deve ser um fim em si mesmo.Não concordamos com a idéia de Hobbes, pois

ele acreditava que os indivíduos entram na sociedade só com a preservação da vida está ameaçada.O homem quando nasce ele tem uma sociedade inteira ao seu redor, uma sociedade cheia de leis e limitações que torna-se possível a convivência, mais na realidade são regras que mantêm um nivel de condição da elite dominante. Ele se torna controlado, porque mesmo querendo ser livre ele tem regras a seguir.

3 . O ser humano é um ser social, portanto a nossa liberdade termina onde começa a do outro. Podemos chamar isso de ética.O homem plenamente consciente disso, pode sentir-se livre dentro de suas limitações.Tudo depende de um foco mais ou menos egoísta, que possamos ter da vida e do mundo em que vivemos. Nos somos controlados desde que nascemos com a certidão de nascimento, ai vem vários outros tipos de controle que passam despercebido por nós, a maneira como somos criados pelos nossos pais para que nós tenhamos modos e sempre está seguindo os padrões da sociedade, um dos grande dispositivos de poder sobre o ser humano e fazer como eles não percebam que são controlados. Hoje nos somos controlados por todo mundo, ate por nos mesmo,sempre procuramos agir de modo a ser igual a todo mundo. Para Michel Foucault,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com