TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sociologia

Ensaios: Trabalho Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  802 Palavras (4 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 4

Unidade I

- O que é a ciência sociológica?

É a ciência que tem como foco o comportamento dos grupos sociais, as diversas interações entre os indivíduos que formam a sociedade e os fatos sociais, que são os acontecimentos que move um grupo.

- Explique o surgimento da sociologia.

A sociologia surgiu no final do século XVIII na Europa, quando homens e mulheres vivenciaram grandes transformações econômicas, políticas e culturais em seus cotidianos, e após a Revolução Industrial e a Revolução Francesa foi consolidado definitivamente a cultura da sociedade capitalista no mundo ocidental.

- O que é a sociologia da educação? Exemplifique.

A sociologia da educação estuda os processos sociais de ensino e da aprendizagem e faz relações entre a escola e grupos sociais na medida em que a escola está na sociedade.

Unidade II

- Explique a concepção de sociologia para Émile Durkheim.

Pra Émile Durkheim a sociedade é comparada ao organismo vivo, onde um órgão (instituições – família/escola) depende do outro para que se desenvolva em harmonia. Ex: Se um órgão adoece, todos irão adoecer.

- Qual a relação entre sociologia e educação na visão de Émile Durkheim?

Émile Durkheim tinha a visão de que o capitalismo era compreendido como sociedade perfeita, e a escola teria que conservar a sociedade assim, então o professor deveria fazer propaganda sobre o capitalismo e manipular o pensamento do aluno para que ele não criticasse esse modelo e permanecesse satisfeito com a sociedade. Para a elite da sociedade o objetivo era aprender a mandar, e as classes inferiores a obedecer, para que no futuro já estivessem acostumados e iriam obedecer ao chefe, e com isso, a sociedade iria permanecer em harmonia pois ninguém iria querer roubar o lugar de ninguém.

- Explique a concepção sociológica de Karl Marx.

A concepção de Karl Marx é que a sociologia entende que o capitalismo só é perfeito na aparência, que ele é contraditório e que não há harmonia, pois há duas classes sociais diferentes, de um lado os proprietários dos meios de produção que são a minoria, que na sociedade capitalista obtém a riqueza por meio da exploração e da pobreza da maioria.

- Explique o conceito de ideologia para Karl Marx.

Para Karl Marx ideologia são valores impostos, e que a maioria da população não percebe que está sendo controlado.

- Qual a proposta sociológica educacional para Karl Marx? Explique.

A proposta sociológica educacional é que a escola deve desenvolver em seus alunos criticas à visão ideológica para formar pessoas criticas para que não aceitem tudo o que é imposto pelo capitalismo.

Unidade III

- Explique o que é a capital cultural para Pierre Bourdieu.

São costumes, hábitos ou valores (objetos) que introduzem troca de interesses, em que é preciso possuir as competências culturais exigidas como, linguagens, gostos e hábitos valorizados pelas camadas dominantes para garantir acesso ao grupo.

- Explique as três modalidades de capital cultural para Pierre Bourdieu.

• Capital Cultural Objetivado:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com