TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uberização: Desafio contemporâneo para a interpretação sociológica

Por:   •  20/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  760 Palavras (4 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Norte do Paraná/UNOPAR EAD

Polo SERRA

Resumo

A presente dissertação é o resultado do artigo “Estudo confirma a ameaça de Belo Monte à biodiversidade do rio Xingu.” Matéria publicada revista Galileu e a situação problema disponibilizada pela orientação de construção textual. Que engloba a questão da luta do povo indígena pelo modo de vida prejudicado pela polemica construção da Usina Hidrelétrica de Monte Belo, pois apesar de ter seus direitos garantidos na constituição, muitas das vezes não são respeitados como devem.

Palavras-chave: Índio; Rio Xingu; Belo Monte; Direitos; Impacto ambiental; modo de vida; Diversidade.

A palavra uberização é um termo atual utilizado para se referir à mudança que houve na gestão de negócios sendo empregada como sinônimo de economia compartilhada. São caracterizadas pelo fato de como os modelos de negócios possuem seus produtos e serviços ofertados. O termo uberização está ligado a uber que é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo para smartphone. Esse conceito está conquistando o mercado e vem revolucionando o modo como consumimos e usamos bens e serviços.

É relevante a discussão sobre a uberização pois ela esta cada vez mais ocupando um espaço maior no mundo e na economia. Nos dias atuais, qualquer pessoa disposta a trabalhar e que tenha um carro pode ser motorista do aplicativo da uber. O individuo desempregado ou que precisa aumentar sua renda faz um cadastro na empresa com seus dados pessoais e dados do automóvel e já está apto para trabalhar, ou seja, não existe concorrência de vaga de emprego, entrevistas e coisas burocráticas, o que facilita para movimentação do mundo do trabalho. A desvantagem fica por conta da ausência de salario fixo, participação sobre ganhos de produção e direito trabalhistas.

Em relação a economia, o mundo da uberização movimenta investimentos, negócios e faz o capital de giro aumentar e tem uma estimativa grande para o PIB do país em alguns anos. A uberização tem um papel acessível aos usuários beneficiando assim a economia local.

Um ponto problemático desta nova era é a relação do tradicional ao novo. No caso do transporte, a Uber fez uma revolução em relação aos táxis. Em algumas cidades existe a dificuldade para encontrar táxi, os preços são altos e há dificuldade em troco de pagamento. Na uber o processo de solicitação do motorista é rápida, o valor fica pela metade em comparação ao táxi e a opção de pagamento pode ser até automática com cartões de crédito e débito. Porém isso não significa a extinção do serviço de táxi. Existem pessoas que não sabem manusear os aplicativos, principalmente os idosos e outras que preferem táxi e já são familiarizadas com o serviço.

Alguns pontos podem ser avaliados pelas empresas contrarias a economia compartilhada para solução de possível redução de clientes. No caso do táxi, o taxista também pode trabalhar como motorista da Uber. Os hotéis que entram em conflito com o famoso AirBnb,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com