TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Visao Critica do Etnocentrismo

Por:   •  12/6/2016  •  Dissertação  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 2

Seguindo o pensamento de Luís R. Cardoso de Oliveira  o antropólogo visa o entendimento cultural de várias sociedades/grupos culturais a qual em sua maioria não se tem contato com o “mundo moderno”. Visando aprender, estudar e de certa forma catalogar os costumes, crenças, tradições culturais, formas alimentação e modo de vida, interagindo com os membros efetivos da sociedade/grupos culturais em questão, aprendendo assim o completo entendimento da totalidade de uma sociedade/grupo que outrora fora desconhecida.

Um fato a ser relacionado e que as vezes tais sociedades ou grupos escondem suas caracteristicas, de “não-nativos” como os antropólogos, ou simplesmente se negão a interagir com eles, talvez como uma forma de autodefesa de sua cultura, ou um medo de que o estranho corrompa seus costumes, tornando assim a presença do antropólogo em sua sociedade/grupo, de certa forma conturbada podendo chegar ate a ser hostil ao mesmo, visto isso antes de inicializar seus estudos o antropólogo visa o “ganho” de confiança por parte dos membros da célula social a qual o mesmo quer estudar podendo enfim entender os verdadeiros trabalhos sociais, culturais e religiosos da célula vigente. Conseguindo penetrar na camada de camuflagem a qual possa ser imposta naquele meio. O antropólogo deve sempre estar preparado para que sua cultura ou meio social a qual vive não tome impacto na célula a qual o mesmo pretende estudar, assim sua cultura não interferira no estudo a ser realizado, havendo total êxito em seu trabalho e trazendo consigo um estudo bem detalhado da célula social.

Vivemos em um mundo onde a necessidade de se entender a cultura do próximo vem crescendo, onde cada vez mais o trabalho do antropólogo vem sendo solicitado com peso. O trabalho desse profissional deve ser tratado com prioridade pelo mesmo, visto que ele dará o cartão de boas vindas ao mundo de celulares sociais que pouco ou nenhum contato com o “mundo moderno” tiveram ou que não são totalmente compreendidas pelo mesmo, desvendando assim convicções e ideais culturais sobre as mesmas, assim traçando um caminho fiel para uma interação cultural entre todos respeitando suas crenças e culturas de forma a não ferir umas as outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (160.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com