TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Violência

Por:   •  27/4/2015  •  Resenha  •  880 Palavras (4 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 4

A violência e suas vertentes.

Como é possível identificar e combater as diversas formas de violência: ás que somos submetidos diariamente e, algumas vezes, sem perceber, tais como as domésticas, escolares, sociais, entre outras

Por Araceli Albino

O texto realiza uma reflexão sobre a violência e suas diferentes formas de agressão, e como estas afetam os indivíduos e suas relações. O texto também busca compreender a causa destes comportamentos violentos e suas manifestações que atingem nossa sociedade, tomando consciência da dimensão do problema que já algum tempo faz parte do cotidiano das pessoas.

A autora inicia sua discussão, através da preocupação no aumento da violência em nossa sociedade e que esta violência aparece não somente com a agressão física direta, mas, também, através da desigualdade social que gera diversas formas de violências aos indivíduos que estão expostos a ela.

A violência sempre esteve presente na vida do homem, desde os primórdios e com a evolução dos indivíduos a violência também se transforma. Desta forma a autora cita o médico psicanalista Freud, que garante que a agressividade faz parte da natureza humana e que esta se manifesta à medida que o indivíduo se sente ameaçado, para o filósofo inglês Thomas Hobbes o homem tem o direito de conquistar o que ele aspirar e achar necessário por meio do uso da força.

A violência toma espaço em nosso cotidiano a partir do momento em que há altos índices de agressões não somente física, mas moral e social, que também tem o mesmo ou maior peso sobre o indivíduo.

Neste primeiro tópico do texto intitulado: Massificando a violência: A autora nos remete a banalização sobre o tema; como as pessoas estão se acostumando com a violência que não nos chocam como antigamente, nem mesmo por sua crueldade ou brutalidade. As tragédias estão virando atrações televisivas, através das mazelas alheias que não comovem mais o público, gerando somente indiferença por parte do telespectador. Esta situação inquietante para algumas pessoas só faz com que elas se eximam de suas responsabilidades e culpem somente o poder público pelo caos, sem realizarem uma reflexão de suas atitudes diante do problema.

.

No tópico seguinte intitulado Violência em casa: Neste momento a autora faz um questionamento acerca do aumento da violência doméstica que ao contrário da violência urbana não se trata da posse de recursos financeiros dos indivíduos que querem sentir-se inseridos na sociedade. A violência doméstica vai além da violência física ela também se manifesta através da violência psicológica, sexual, moral. O que leva os indivíduos a deferirem estes tipos de violência contra suas companheiras em um ambiente em que deveriam sentir-se seguras gerando assim um ciclo vicioso envolvendo todos os membros da família.

No tópico Conseqüências do bullying: Destaca-se por ser o bullying escolar um termo novo no Brasil, mas com problemas conhecido por muitas pessoas há bastante tempo. Hoje o que se vê são crianças extremamente agressivas e maldosas. E é realizado o questionamento de onde vêm essa agressividade e maldade ao depreciar, perseguir o outro. Os motivos seriam falta de profissionais capacitados para lidar com os fatos e pais omissos, que não tratam o assunto com a seriedade que merece.  Este aumento da violência entre crianças estão gerando muitos questionamentos e preocupação para pais, psicólogos e terapeutas. O aumento da violência entre as crianças está atrelada ao distanciamento dos pais devido a altas cargas horária de trabalho, falta de limite que deveria ser imposta pelos pais, desta forma as crianças tentam de alguma forma chamar a atenção para si por considerar-se abandonados pelos adultos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (115.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com