TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Weber e Democracia

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

Weber e a burocracia

A burocracia para Weber é um sistema de organização racional humano que da maneira mais eficiente possível visa uma finalidade programada.  

Para Weber a burocracia veio da ética protestante calvinista que trazia o trabalho como algo sagrado e positivo. Essa concepção trazia, disfarçadamente, uma burocratização da vida, pois levando em conta o período histórico em que isto ocorria - durante o apogeu das industrias e do capitalismo – o trabalho era a ação social que visava a finalidade suprema da época, o lucro. E essa concepção se naturalizou e se enraizou nas mentes da população da época fazendo assim com que a concepção da vida do indivíduo (ou o sentido da vida e como o indivíduo experiencia a vida) fosse a busca incessável do lucro e do progresso por meio do trabalho.

Essa relação burocrática também configurava-se de um caráter autoritário, onde os subordinados cumprem e naturalizam ordens de seus superiores por crerem que os mesmo estão sustentados por normas legais. E aí entra o Direito.

Que nada mais é do que o conjunto de normas e regulamentos preestabelecidos e sua aplicação real que são legitimados pelos indivíduos, mesmo os mesmos não tendo muita noção sobre essas normas e seus objetivos, esses que são sempre ligados á ideologia política em vigor e aos interesses da elite dominante.

Referências bibliográficas

CANCIAN, Renato. Burocracia - Max Weber e o significado de "burocracia". Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/burocracia-max-weber-e-o-significado-de-burocracia.htm. Acesso em: 15 de abril de 2017.

OLIVEIRA, Gercina Alves de. A Burocracia Weberiana e a Administração Federal Brasileira*. Disponível em: bibliotecadigital.fgv.br/ojs/ index.php/rap/article/viewFile/4847/3585. Acesso em: 15 de abril de 2017.

CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÂO. O que é a burocracia: Max Weber . Disponível em: http://www.cfa.org.br/servicos/publicacoes/o-que-e-a-burocracia/livro_burocracia_diagramacao_final.pdf. Acesso em: 15 de abril de 2017.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com