TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética e cidadania

Por:   •  22/8/2017  •  Resenha  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE RIO

SALUSA LOPES BELO

ÉTICA E CIDADANIA

PROF. FABIANO ALMEIDA

RIO DE JANEIRO

2017


  1. A distinção entre ética e moral.

Ética: reflexão racional, filosófica ou científica sobre a conduta moral. Nasce em Atenas com Sócrates, Aristóteles e Platão. A ética é um tipo de postura e se refere a um modo de ser, à natureza da ação humana, ensina a lidar com as situações da vida e ao modo como vivemos e nos relacionamos uns com os outros em sociedade.

Moral: veio primeiro que a ética. Comportamento aprendido na prática da convivência social e reproduzido na prática por hábitos ou costumes. São regras eleitas como necessárias para o convívio em sociedade. São também determinadas pela própria sociedade. Nasce de uma necessidade prática, para limitar as relações sociais.

  1. Os fundamentos da ação moral.

O Fundamento transcendente ou transcendental

Toda tentativa de se afirmar a existência de uma moral ou direito natural parte de uma necessidade a priori de fundamentar a conduta humana em um princípio não contingente e a-histórico ou a-temporal que confira àqueles valores e normas um caráter de estabilidade e imutabilidades perenes.

Do ponto de vista histórico-filosófico esta perspectiva sobre a moral e o direito é expressa no dualismo platônico entre o mundo sensível e o mundo das ideias. Em resumo se baseiam em postulados concebidos a priori a partir de raciocínio especulativo.

Prescinde da indução e da experiência.

Seu fundamento tende a ser essencialista, metafísico, a-temporal ou a-histórico.

A Dignidade Humana e o Consenso 

O outro seria o consenso buscado através de ações convergentes e do diálogo e dos argumentos públicos entre representantes de moralidades distintas.O infanticídio serve como exemplo: uma prática aceitável em algumas culturas indígenas, pois o que determina se essa é uma prática antiética ou não seria a cultura onde tal prática se originou.

O Fundamento Legal Positivo

Há também o fundamento legal positivo: o consenso depende da busca por um fundamento universal nas normas exaradas nas legislações governamentais e códigos de ética (até mesmo nos códigos de ética profissionais)

[pic 1]

  1. Os aspectos constitutivos da ação moral.

à ação moral não acontecem de maneira estanque, mas formam um ato único e 1-A motivação ou intenção- MOTIVO

É o motor da ação moral. Pode ser consciente ou inconsciente, altruísta ou egoísta.

Exemplo: Claudio ofereceu um prato de comida ao mendigo faminto. Certamente esse ato moral de Claudio teve uma motivação qualquer. Essa motivação pode ter sido a compaixão de Claudio pelo mendigo (altruísmo) ou o desejo de ser elogiado pelas pessoas (egoísmo), bem como esta motivação pode ter sido consciente ou não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (278.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com