TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Assessoria de Comunicação

Por:   •  16/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 3

Assessoria de Comunicação.

A jornalista e especialista em comunicação corporativa, Marilena Lopes, escreveu o livro “Quem tem medo de ser notícia?” para contar a experiência que adquiriu graças a seu trabalho junto a empresa Xerox do Brasil.

O livro é especialmente voltado para todos que possam atuar como porta-voz de alguma entidade, para ajuda-los a entender a importância da comunicação com os públicos através da imprensa. Bem como, para ajudar os próprios profissionais de comunicação sobre como deve ser o relacionamento como a mídia e essas corporações.

Marilena aborda como a política de braços abertos da Xerox do Brasil e seu trabalho de mídia training ajudou a mudar a imagem da empresa, que deixou de ser reconhecida como somente uma fabricante de copiadoras para ser percebida como uma empresa de tecnologia de ponta por editores especializados em informática.

Ela explica que essa é uma relação entre empresa e imprensa é de ganha/ganha uma vez que a empresa consegue divulgar sua imagem e o jornalista consegue uma fonte para as notícias, sendo o objetivo de ambos atender a necessidade de informação do público.

Para ela o único compromisso da imprensa é com seu público, no entanto, essa não é uma realidade, os veículos são um negócio, que dependem do dinheiro e visam ao lucro. Por isso, muitas vezes a notícia deve agradar especialmente seus patrocinadores e o interesse dos leitores fica em segundo lugar.

Para fazer uma parceria de sucesso ela ressalta que não se pode procurar a imprensa só quando houver interesse da empresa, mas procurar ajudar a imprensa sempre que ela precisar de uma fonte para uma entrevista ou de informações sobre sua área de atuação por exemplo.

Ela dedica um capítulo aos assessores de imprensa, o profissional é o jornalista responsável por fazer a ponte entre empresa com a imprensa. Ele deve criar uma boa relação com seus colegas das redações e conhecer o trabalho de cada veículo e jornalista para saber com quem divulgar cada tipo de informação e ter mais chances de emplacar uma notícia.

Outra habilidade importante é saber traduzir dados técnicos sobre negócios e operações da empresa para a língua jornalística, de forma que seja compreensivo para todos. Ele deve conhecer com profundidade missão, valores e objetivos de sua companhia.

Ela destaca que o release deve ser feito por um assessor de imprensa, alguém da área que saiba como escrever de forma a chamar atenção dos jornalistas. Outro funcionário da empresa não deve podar seu trabalho ou pedir que destaque demais os feitos ou o nome da empresa, pois isso poderá dificultar que a notícia seja publicada.

Por outro lado, a habilidade essencial de um executivo ou porta-voz é saber fazer um bom briefing, que é o relato sobre determinado que será divulgado, a qualidade deste influenciará no release do assessor e na matéria do repórter. Ele deve reunir tudo de relevante sobre o fato.

Ela descreve ainda como o porta-voz tem o dever especial de cuidar de sua imagem, uma vez que representa a empresa, ele deve parecer com ela, com sua proposta. Deve ter cuidado, portanto, como a forma como é fotografado, com sua aparência e seus modos.

Por fim, ela lembra que mais fácil do que gerenciar uma crise é ter uma estratégia de comunicação bem definida, aplicada e feita a longo prazo. Uma imagem sólida dificilmente será abalada e pode conquistar simpatizantes para a companhia.

Outro ponto fundamental é agilidade na resposta a imprensa já que eles lidam com prazo apertado, ser pró-ativo na resolução de crises, não mentir, não omitir e não negar respostas a imprensa. Por isso, o mídia training é essencial para capacitar pessoas para lidar com a imprensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (60.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com