TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIBERCULTURA E A DEMOCRACIA DIGITAL

Por:   •  18/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE PAULISTA

A CIBERCULTURA E A DEMOCRACIA DIGITAL.

SÃO PAULO

Novembro/2016[pic 1]

A CIBERCULTURA E A DEMOCRACIA DIGITAL.

SÃO PAULO

Novembro/2016[pic 2]

SUMÁRIO

RESUMO        4

INTRODUÇÃO        5

1.        CIBERCULTURA        6

1.1.        Ciberespaço        6

2.        DEMOCRACIA        7

2.1.        Democracia Digital        7

3.        A CIBERCULTURA E A DEMOCRACIA        8

4.        CONCLUSÃO        9

REFERÊNCIAS        10


RESUMO

[pic 3]

INTRODUÇÃO

No presente trabalho iremos relacionar a cibercultura que é a cultura que tem por característica o compartilhamento sem limites de informações, conhecimentos, opiniões, etc., e a democracia, que é uma forma de governo onde os representantes são escolhidos através do povo direto do povo.

 O ciberespaço e sua liberdade de expressão promovem o alto compartilhamento de opiniões e de informações de inúmeros assuntos, inclusive políticos, o que traz ao povo todo o conhecimento necessário para escolher ou não um determinado candidato na hora de exercer seu direito de voto.

  1. CIBERCULTURA

A cibercultura é uma relação entre a tecnologia e a comunicação, é uma cultura contemporânea que tem por característica o compartilhamento sem limites de informações e conhecimentos dentro do ciberespaço.

  1. Ciberespaço

Trata-se de um espaço que não existe fisicamente, mas virtualmente. É o espaço virtual composto por computadores e usuários conectados em uma rede mundial. No ciberespaço toda interatividade é intensificada com a falta de limite para a propagação de informações.

  1. DEMOCRACIA

Democracia é uma forma de governo onde o povo exerce o poder de escolher seus representantes. Na democracia cada cidadão tem o direito da liberdade de expressão.

  1.  Democracia Digital

A internet é um meio muito eficaz, capaz de entrosar a sociedade em assuntos de interesse público. Tornando assim, uma participação mais efetiva da população em busca de direitos e igualdade. Graças a ela também podemos supervisionar e questionar sobre o nosso estado político e os avanços do País.

Com isso, podemos dizer que a democracia digital ajuda a população a ter uma noção sobre o que está acontecendo em sua volta e da à liberdade para ter a sua própria opinião.


  1. A CIBERCULTURA E A DEMOCRACIA

Para garantir a democracia, é preciso esperar menos por participação massiva e promover um número maior de canais e oportunidades para a sociedade se impor. Para adequar a participação democrática ao contexto atual, utiliza-se a Cibercultura. Por meio do Ciberespaço, que presume um novo tipo de sociabilidade e cultura tecnológica, como a que se apropria de espaços digitais ao propor relações a partir de redes sociais, por exemplo.

A Democracia Digital é uma ferramenta com capacidade de promover a participação da sociedade em assuntos de interesse público, ela deve assegurar a participação da sociedade nas decisões políticas do Governo. Essa forma de democracia dá-se através de sites, blogs e redes sociais, que superam os limites de tempo e espaço para a participação política, sem restrições à Comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (94.3 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com