TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura de Massa

Por:   •  21/4/2017  •  Dissertação  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 4

As teorias da arte têm por objetivo explicar a natureza da obra de arte em geral. Alguns críticos consideram essa tarefa inevitavelmente fadada ao fracasso. Segundo eles, a arte é um fenômeno demasiado diversificado para que possa ser encontrada uma essência comum a todas as suas manifestações, o que equivale a dizer que não podemos encontrar condições necessárias e suficientes para a sua identificação, ou seja, condições que uma vez presentes nos garantam que estamos diante de obras de arte.

...”Platão mostra que a imagem artística é duplamente inadequada,’’(A obra de arte, pg 16)

“Platão fundamenta-se no postulado realista de que uma cama que possa servir-nos seja superior a uma cama que se pode apenas olhar e, ainda por cima, sempre por um mesmo ângulo. A arte é assim condenada como inadequada ao ente, tanto quanto ao ser. “ (a obra de arte, pg 16)

Ele quis afirmar que por ser algo abstrato não nos trará serventia, ele ignora a técnica, a materialidade das obras

Tais afirmações traz a tona uma discussão acerca da indústria cultural, e cultura de massa.

 fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas, nem de longe seus produtos são artísticos. Isso porque esses produtos não mais representam um tipo de classe (superior ou inferior, dominantes e dominados), mas são exclusivamente dependentes do mercado.

Para Adorno e Horkheimer, Indústria Cultural distingue-se de cultura de massa. Esta é oriunda do povo, das suas regionalizações, costumes e sem a pretensão de ser comercializada, enquanto que aquela possui padrões que sempre se repetem com a finalidade de formar uma estética ou percepção comum voltada ao consumismo. Eembora a arte clássica, erudita, também pudesse ser distinta da popular e da comercial, sua origem não tem uma primeira intenção de ser comercializada e nem surge espontaneamente, mas é trabalhada tecnicamente e possui uma originalidade incomum – depois pode ser estandardizada, reproduzida e comercializada segundo os interesses da Indústria Cultural.

Assim, segundo a visão desses autores, é praticamente impossível fugir desse modelo, mas deveríamos buscar fontes alternativas de arte e de produção cultural, que, ainda que sejam utilizadas pela indústria, promovessem o mínimo de conscientização possível.

...” Os termos cultura de massa assim como os termos sociedade insdutrial , ou sociedade de massa (mass society) do qual ele é equivalente cultural, privilegia excessivamente um dos núcleos da vida social, as sociedades modernas podem ser consideradas não só industriais e maciças mas também técnicas, burocráticas e capitalsitas de classes burguesas individualistas. A noção de massa é a priori, demasiadamente limitada ( Edgar morin, cultura de massa, pg 14).

Morin apresenta a lucidez quase teológica de poder prever o que iria acontecer, a insdutria cultural tem gerado discussões, em âmbitos acadêmicos, morin faz um apanhado do que há de cultura na indústria cultural

le isola os mitos dessa nova cultura, os icones que ela produziu, os comportamentos que ela nos propoe, para entender o processo cultural que atravessamos no seculo xx , 

o autor Roque Laraia traz pra nos em sua obra Cultura: um conceito antropológico alguns outros conceitos de cultura.  Laraia, fala que diferenças de comportamento entre os homens não podem ser explicadas através das diversidades somatológicas ou mesológicas. Tanto o determinismo geográfico como o determinismo biológico, foram incapazes de resolver o dilema proposto, a conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana. Desde a antiguidade são comuns tentativas de conseguir explicar o comportamento humano, seus costumes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (73.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com