TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE PESSOAS

Por:   •  7/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DE PESSOAS

        As empresas vivem uma busca incessante para a valorização e potencialização do capital humano, devido que o ambiente organizacional está exigindo postura mais de seus líderes para proporcionar um ambiente mais equilibrado. E os seis processos básicos da Gestão de Pessoas são: agregar, aplicar, recompensar, manter, desenvolver e monitorar pessoas.

A gestão de pessoas ou administração de recursos humanos, ajuda a organização alcançar seus ideais, é um conjunto de políticas e subsistemas, sendo uma agregação de habilidades, métodos políticas e práticas que tem como objetivo administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano, através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento dos colaboradores da empresa em busca dos objetivos pessoais e da organização.

Segundo MONTEIRO (2015 apud GIL, 2006; CHIAVENATO, 2009). “A gestão de Pessoas é a função gerencial que objetiva o relacionamento entre as pessoas que atuam nas empresas em busca dos objetivos das organizações e dos indivíduos”.

Para que os colaboradores se disponham a trabalhar em prol da empresa para alcançar os objetivos estabelecidos é necessária uma boa gestão de pessoas, em compensação os colaboradores esperam receber salários justos e benefícios, para que possam realizar com mais qualidades as metas estabelecidas pela empresa.

A gestão de pessoas é comumente confundida com a atuação do setor de Recursos Humanos RH, porém o RH, serve como ferramenta para alcançar resultados mais assertivos sendo a técnica e os mecanismo que o profissional utiliza e a gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais e devem ser executados pelos gestores e diretores, pois requer a capacidade de liderança, para manter os colaboradores motivados, onde podem potencializar os pontos fortes ou reforçar as fragilidades. Pois é através da forma como estas são administradas que se refletirá sobre o desempenho geral da organização.

Avaliar como o processo de gestão de pessoa influencia no desenvolvimento das organizações, considerando o perfil do líder que mais se adapte as exigências do mercado. Tratando as pessoas como parceiros do seu negócio e fornecedores de competências, deixando motivados e satisfeitos, pois são eles que definem metas de vendas, planejam e vendem produtos.

De acordo com Chiavenato.

As pessoas podem aumentar ou reduzir as forças e fraquezas de uma organização dependendo da maneira como elas são tratadas, elas podem ser a fonte de sucesso como podem ser a fonte de problemas. É melhor trata-las como fonte de sucesso. Para que os objetivos da gestão de pessoas sejam alcançados, é necessário que as pessoas sejam tratadas como elementos básicos para a eficácia organizacional. (CHIAVENATO, 200 p. 11).

O departamento de gestão de pessoas tem como função disseminar a cultura organizacional que é responsável por reunir os hábitos, comportamentos, valores éticos e morais, as crenças e políticas internas que fazem a empresa funcionar. Que fica a cargo do líder fomenta a cultura organizacional, isto é, e direcionando os diversos comportamentos dos colaboradores para que seja condizente com que a organização considere ideal.

        Referencias


CHIAVENATO, I. Os Novos desafios da Gestão de Pessoas. 2011, disponível em: https://www.cotemar.com.br/biblioteca/administracao/teoria-geral-da-administracao.pdf, acessado em: 06/05/17 as 14:00.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (65.1 Kb)   docx (378.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com