TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Língua: Vidas em Português

Por:   •  21/8/2023  •  Ensaio  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

O documentário Língua: Vidas em Português nos leva a uma rica reflexão sobre como a emergência das línguas se relaciona com as culturas étnicas. Este filme mostra que falar português é mais do que apenas saber o idioma. Conceitos sociais, políticos, econômicos e até religiosos estão enraizados nessa linguagem.

Embora a língua brasileira tenha variações regionais e palavras diferentes em diferentes regiões, é possível que os membros dessas regiões se comuniquem perfeitamente. Ao assistir ao filme, há momentos em que as legendas são necessárias porque as palavras faladas são únicas para a pessoa, mas sem as legendas, o significado do que está sendo dito não é bem compreendido. Isso provavelmente se deve a influências culturais, sociais e religiosas. Agora você tem a resposta para a pergunta "Nós realmente falamos português?" Quando você assiste a este filme, todos no filme falam português, mas na realidade cada país herdou seu próprio idioma, e esse idioma muda com o tempo dependendo da relação entre as pessoas e a cultura, região, experiência.

Uma observação muito interessante é que o autor José Saramago diz no filme que "o português não existe, o português tem língua". Acho que essa expressão é resultado do reconhecimento do autor sobre as diferenças no modo de falar das pessoas. Outro aspecto importante deste documentário é que ele apresenta pessoas de diferentes idades, incluindo vendedores ambulantes, religiosos de diferentes religiões, artistas etc. Que estão muito conscientes das diferenças culturais que afetam a forma como falam o português. ponto é que é abrangente.

Neste filme, não é difícil perceber como o português falado no Brasil é pronunciado de forma completamente diferente do falado em outras partes do mundo. Isso mostra que as línguas são formadas por meio da diversidade e por meio de processos dinâmicos. A forma como as línguas funcionam é diferente. Nesse sentido, mesmo que seja o português, o idioma não será unificado quando visto em outras regiões. A linguagem do documentário é simples, então não faz você sentir a passagem do tempo.

O português não é uma língua estática, muda de acordo com o ambiente em que é falado e é um fator de mudança desse ambiente.

significado de palavras como "futuro" como a esperança de um jovem, que quer ir para os EUA para virar um artista

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (36.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com