TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Línguas - Vida em Portugues

Por:   •  29/11/2015  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 2

Todos os dias, 200 milhões de pessoas sonham em português.

O filme “Línguas – vidas em português” trata de histórias da língua portuguesa e suas variações pelo planeta, produzido pelo diretor Victor Lopes, um moçambicano criado em Portugal e radicado há 25 anos no Brasil, exibido em 2006 por forma de documentário que tem 105 min de duração e patrocinado pela Petrobras. Foi gravado em 06 países diferentes (Brasil, Moçambique, Índia, Portugal, Angola e Japão), onde mostrou as mais diferentes formas da língua portuguesa.

        O filme teve a finalidade de passar a quem assiste, historias de pessoas com crenças, nacionalidades e origens diferentes e que a língua predominante é o português, algumas das pessoas entrevistadas foram José Saramago, Mia Couto, João Ubaldo Ribeiro, Martinho da Vila, Teresa Salgueiro e também anônimos estão presentes no longa-metragem

         Mostra que no Japão, a língua portuguesa é bem apreciada pelos japoneses, aonde toca em bares a música brasileira e eles se divertem muito aprendendo a dançar e cantar. Descendentes de japoneses que moravam no Brasil e foram para o Japão e sentem falta de falarem o português.

        Países como Índia que em Goa mistura o português com o inglês formando um novo linguajar para aquela região, na Angola aonde um menino que vive em um hotel antigo relata a sua vida e como o falar dele é bem diferente, puxando mais para o português de Portugal.

        Aqui no Brasil o português falado por um vendedor de balas, que já foi preso e que agora é pastor de uma igreja universal, é mais liberal, contendo erros que para ele está certo, é o falar do cotidiano dele, é como ele se comunica.

        O escritor português José Saramago que foi entrevistado no filme diz: “quanto mais palavras conhecemos, maior torna-se a capacidade de nos, melhor, expressar”.  

        Pude perceber ao longo do filme que quando os portugueses se espalharam pelo mundo, levaram com eles a língua e quando se misturaram com outros povos fizeram uma miscigenação dela. Isso explica a grande diversidade desta língua, onde todos são ligados através dela formando um fio condutor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (51.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com