TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de trabalho Cientifico

Por:   •  5/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.049 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE ENIAC

Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Cleybson J. da Silva

Manuela Couto

MERCHANDISING

Merchandising no Ponto de Venda

Guarulhos

2015

Cleybson J. da Silva

Manuela Couto

MERCHANDISING

Merchandising no Ponto de Venda

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Eniac, como requisito parcial para a obtenção do título de Graduação Bacharelado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda.

Orientador: Prof. Regina Tartarelli.

Guarulhos

2015


Dedicatória

Dedicamos este trabalho aos nossos amigos que colaboraram com seu apoio, motivando e nos auxiliando no necessário e em principal aos nossos pais, por terem se esforçado para nos proporcionar todas as condições necessárias para alcançarmos nossos objetivos.


Agradecimento.

Para a elaboração deste, tivemos a felicidade de obter o apoio e ajuda de muitas pessoas importantes, sem as quais não teríamos conseguido concluí-la. Agradeço ao Senhor Deus, mestre todo poderoso, que sempre esteve presente em todas minhas conquistas, alegrias e tristezas. A toda minha família, em especial aos nossos pais, que sempre estiveram ao nosso lado apoiando e incentivando a superar as dificuldades da vida e a alcançar nossos objetivos. Não poderia esquecer nossos irmãos que embora estejam morando em outras cidades, sempre nos apoiaram para que eu pudéssemos realizar mais um sonho; a nossos amigos pela preocupação, compreensão e paciência nos momentos mais difíceis das nossas vidas.


Epígrafe

Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre.

Paulo Freire.

Resumo

Em um mercado globalizado e competitivo, onde acontecem vários desafios e constantes mudanças, o merchandising é a oportunidade que as empresas procuram para solucionar seus problemas que estão relacionados à concorrência para disputa de clientes. Este trabalho tem como objetivo apresentar um estudo acerca do merchandising no ponto de venda como ferramenta para atrair clientes e impulsiona-los a comprar. Consiste ainda em analisar as técnicas de merchandising no ponto de venda e sua importância no desenvolvimento de ações promocionais, sendo estas, cada vez mais frequentes e inovadoras, contribuindo para posicionar a marca no mercado, por meio de planejamento eficaz direcionado aos clientes.

Palavras chave: Merchandising, ações promocionais.

Abstract

In a globalized and competitive market, which hosts a number of challenges and constant change, merchandising is the opportunity that companies seek to solve their problems that are related to competition for customer dispute. This work aims to present a study on merchandising in retail outlets as a tool to attract customers and drives them to buy. It also included analyzing the merchandising techniques at the point of sale and its importance in the development of promotional activities, which are increasingly frequent and innovative, contributing to position the brand in the market through effective planning directed to customers.

Keywords: Merchandising, promotional activities.

Sumário

1 Introdução ...............................................................................................................09


1 Introdução

        O merchandising é uma operação de planejamento necessária para se por no mercado o produto certo, no lugar e tempo certo, em quantidade e preço certo (AMA, 2001). Verifica-se que o merchandising é uma ferramenta que viabiliza taticamente a premissa do marketing por meio por meio de ações no ponto de venda. O uso do merchadising é amplo no varejo, e este consiste no conjunto de ações preparadas especificamente para serem utilizadas no ponto de venda. O uso do merchandising produz excelentes resultados, contribuindo para o crescimento nas vendas e no fortalecimento da imagem e posicionamento do produto nos diversos segmentos de mercado.

        Para que as ações de merchandising aconteçam as empresas utilizam-se de diferentes tipos de materiais, principalmente os chamados displays, que podem ter vários formatos e diferentes aplicações como por exemplo; display de chão, de teto, na prateleira, no caixa, fixo ou móvel, executado por uma pessoa, interativo, digital e muitas outras características que despertem o interesse do consumidor no ponto de venda, e recebem nomenclaturas diferentes, tal qual será abordado neste trabalho.

        As ações promocionais no ponto de venda podem atingir diferentes objetivos de comunicação como: reforçar a imagem da marca, aumentar as vendas, proporcionar compra por impulso, atrair novos consumidores e manter os consumidores atuais. Alguns tipos de ações promocionais que são realizadas no ponto de venda podem ser do tipo: cuponagem, amostragem (sampling), degustação, demonstração, tabloides, concursos, sorteitos, entre outros, são ferramentas essenciais para uma planejada ação de merchandising.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com