TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síntese de Texto

Por:   •  1/9/2019  •  Resenha  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

BACHARELADO EM CIENCIAS CONTABEIS

Disciplina: Comunicação em Prosa Moderna I

Docente: Adelson Florêncio de Barros

Discente: Marcos Luiz Soares da Silva Mendonça

PROGRESSÃO TEXTUAL

Para a boa progressão de um texto é necessário ficar atento em diversos fatores, Segundo Guimarães, assim como uma sequência de palavras não forma uma frase, um texto não constituído apenas por uma sequência de frases.

Selecionar com cuidado os vocábulos que deseja utilizar em sua produção, junto com a introdução e retomada de referentes em um texto, ajudam o escritor a passar para o leitor aquilo que pretende.

Para a progressão de um texto, é importante que a produção se relacione ao longo de sua construção. Visando isso, o escritor pode utilizar de estratégias como repetições e paráfrases, que ajudam a concretizar um tema na mente do leitor.

6. Leitura

        Para o total entendimento na leitura de um texto, é preciso ter alguns conhecimentos prévios: conhecimentos da língua, conhecimento enciclopédicos e conhecimentos textuais.

        O conhecimento linguístico é fundamental para identificarmos os diversos tipos de textos por seu uso variado de verbos, adjetivos, imperativos, frases longas e curtas e etc.

        Já os conhecimentos enciclopédicos são importantes para compreendermos uma produção textual com base em nossos conhecimentos diversos, armazenados em nossa memória.

Por sua vez, os conhecimentos textuais são nossas habilidades para entender textos de variados tipos e gêneros. Além disso, também entra em nossos conhecimentos textuais, a intertextualidade.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

BACHARELADO EM CIENCIAS CONTABEIS

Disciplina: Comunicação em Prosa Moderna I

Docente: Adelson Florêncio de Barros

Discente: Marcos Luiz Soares da Silva Mendonça

Escrita e práticas comunicativas

(KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e escrever: estratégias de produção textual.)

                          Ao longo de nossa vida, com o contato que temos com diferentes tipos de texto: anedotas, e-mails, bilhetes, horóscopos, diário, poemas, desenvolvemos a capacidade de diferenciar esses diferentes gêneros. Graças a competência metagenérica conseguimos identificar como é caracterizado um tipo de texto e suas funções. Além disso, é essa competência que guia nossa comunicação nas diversas situações do dia a dia, por isso, temos a noção de não fazer uma piada em um momento de seriedade, ou não fazer colocações de alto nível em uma situação mais descontraída.

       Os textos que um escritor produz são baseados em modelos, e temos mais facilidade de escrever textos de gêneros nos quais estamos mais habituados, como é o exemplo de e-mails, bilhetes, poemas. Então, na produção de um texto, ativamos os conhecimentos que temos de gêneros textuais. Esses modelos, ao decorrer do tempo, sofrem alteração conforme nossas práticas sociais.

       Baseado nos estudos de Bakhtin, os gêneros possuem um plano composicional, e se diferenciam pelo conteúdo temático e pelo estilo. Esses aspectos são importantes para construirmos um texto, para produzir um poema, e não uma anedota, por exemplo. Tratam-se da linguagem que esperamos de um gênero textual, da sua construção, do seu tema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com