TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A representação da cultura popular no programa Esquenta!

Por:   •  28/4/2016  •  Artigo  •  2.981 Palavras (12 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 12

A representação da cultura popular no programa Esquenta!

Ana Elisa Martins        

Resumo:

Este artigo tem como objetivo investigar a representações populares no programa de televisão Esquenta da Rede Globo verificando a identificação das camadas populares com os programas de auditórios, presente na TV brasileira desde a década de 1960 e como o programa Esquenta demonstra essa representação sem cair nos estereótipos do popular.

Palavras Chaves: Esquenta; Cultura Popular; Programa de auditório; Regina Casé; Diversidade Cultural

Introdução

Ao longo do século XX a televisão brasileira passou a ser uma ferramenta bastante presente na vida das famílias brasileiras. Na década de 1960, quando ainda se iniciava as produções dos primeiros programas, a TV colocou em evidencia os espaços dedicado a produções populares, e isso lhe marcaria até os dias atuais. Ainda nas primeiras décadas da televisão já era possível encontrar em sua composição diversos programas popularescos que se dedicavam para a exposição do “diferente”, do “inusitado”, que não se enquadrava nos “padrões estéticos” das classes dominante e acabava servindo como demonstração de “bizarrices” e “alegorias ao público”. Com aceitação das camadas mais populares da sociedade, os programas e as emissoras investiram na manutenção de tal gênero.

         Hoje, com a ascensão das novas tecnologias e a concorrência direta com canais pagos voltados para segmentos específicos da audiência, a televisão tem vivido momentos de adaptação em sua maneira de produzir. A TV aberta busca se reinventar para manter a fidelidade de seu público. Para tanto, fundamenta-se em promessas de gênero a fim de alcançar a receptividade do telespectador. Os programas ditos populares estão inseridos nessa lógica e assumem uma característica importante que lhes define, em síntese: levar ao telespectador aquilo que ele tem interesse em assistir (FRANÇA, 2004).

O que difere um programa de auditório de um programa “convencional” é a presença de uma plateia que interage a todo o momento com o apresentador, por meio de brincadeiras, perguntas, gincanas, provas entre outros. Os programas de auditório possibilitaram a participação das camadas populares na televisão, pois valorizam tudo aquilo encontrado no universo popular que é menosprezado pelas classes dominantes.

Mesmo considerando esse poder do moderno frente ao popular na composição dos Programas de Auditório, o espaço midiático conquistado, então, pelo universo popular consegue despertar um sentido de pertencimento. Nas classes subalternas, valorizando tudo aquilo que faz parte de seu mundo excluído na sociedade moderna capitalista: a linguagem, a estética, os assuntos de interesse, as carências sociais, sua ética, sua solidariedade que, enfim, formam o que é, realmente, sua imagem (TORRES, 2005).

Segundo França (2004), uma das principais características dos programas de auditório é a noção de cotidiano, sobre isso a autora destaca:

(...) é da vivência cotidiana dos personagens convocados que eles se alimentam. E o que é mesmo o cotidiano? Entendemos o cotidiano como lugar da experiência, do vivido; lugar das partilhas e dos enfrentamentos; igualmente um lugar da constituição dos laços e da sociabilidade. Falar do cotidiano é falar de um trabalho de construção de um lugar no mundo. Nesse sentido, ao alimentar-se do cotidiano, esses programas – bem ou mal – falam e nos remetem para a dramaticidade do mundo real², e para os movimentos (as convulsões e ruídos) que compõem esse mundo. (FRANÇA, 2004, p. 3- 4)

Dentre inúmeros exemplos, o programa Esquenta, da TV Globo, se resume como uma atração voltada ao popular e que dedica o espaço a valorização dessa cultura. O programa em questão é objeto de análise do presente artigo a fim de evidenciar a maneira como a emissora retrata a população que está inserida nas camadas mais populares da sociedade.

  1. O Programa Esquenta!

Apresentado por Regina Casé, o Esquenta é um programa de auditório veiculado sempre aos domingos pela Rede Globo de televisão. O programa é exibido desde 2011 e inicialmente, era para ser um programa de temporadas de verão, e o foi no período de 02/01 a 27/03 de 2011 e 11/12/2011 a 01/04/2012. A partir de dezembro de 2012 o programa passou, então, a fazer parte da programação fixa da emissora. A atração se estrutura a partir de uma mistura de temas expostos ao longo de cada exibição. A origem do programa, segundo definição da própria apresentadora, está em outras atrações populares, como o programa do Chacrinha

O samba é a principal atração do programa, sendo identificado até mesmo na abertura. Desde o surgimento do programa, Esquenta mostra uma forte ligação com tal estilo musical. A cada domingo, uma escola de samba do Rio de Janeiro era convidada e levava sua bateria, sua velha guarda, sua rainha de bateria e suas passistas para o programa. Atualmente essa dinâmica não prevalece, mas o samba continua como fio condutor do produto em questão. Mas apesar desse foco no samba, o programa ainda conta com a participação de atrações diferentes, de vários ritmos, como funk, forró e MPB

Os bailarinos são diferentes dos programas convencionais. Muito mais participativos e não “profissionais”. Crianças, jovens e adultos compõem o corpo de balé do programa. O Bonde da Madrugada, grupo de dança do Cantagalo (RJ), faz “passinhos” de funk no começo e durante os programas.

O cenário do programa é outro destaque. Diferente do convencional, onde as pessoas ficam em assentos estilo arquibancadas em torno do palco, ou à frente do apresentador. De acordo com o site Memória Globo o estúdio no Projac era utilizado por inteiro pelo programa. O cenário, produzido por Gringo Garcia, e a platéia podiam ser vistos de diferentes ângulos.

O cenário era composto por figuras geométricas em cores vivas e dividia o estúdio com uma arquibancada em forma de arena para 400 pessoas. Rampas e palcos em diversos níveis facilitavam a interação entre Regina Casé e seus convidados. Um desses palcos era destinado a roda de samba liderada por Arlindo Cruz e Leandro Sapucahy, em outro ficava a cozinha e em um plano inferior, um palco para shows onde as atrações musicais se apresentavam (MEMÓRIA..., 2014).

Além disso, o programa sempre contou com um espaço, na parte superior, reservado aos garis do Rio de Janeiro e o cenário sofre algumas modificações dependendo do tema abordado no programa dominical.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)   pdf (184.8 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com