TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da música Calice

Por:   •  18/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 2

NOME

Roberta da Silva Ramos Cruz

RA

1299121395

Atividade de Análise da música

Cálice de Chico Buarque

Professor Ivan Lacerda

Anhanguera Educacional

2015

Cálice

Chico Buarque

        A música composta por Chico Buarque e Gilberto Gil durante o período em que a ditadura militar estava instala no Brasil. Com uma letra expressiva e com significados grandiosos para a época a música teve que ser modificada para que pudesse ser veiculada por conta da censura deliberada pós 64.

        Vale destacar a alusão de Cálice e Cale-se, onde se canta “Pai, afasta de mim esse cálice (cale-se)” ou seja, era um pedido às autoridades na época para que a censura cessasse e assim pudesse-se viver livre novamente. A mesma estrofe tem um significado religioso ligado à Jesus Cristo no Calvário “Pai, afasta de mim esse cálice / de vinho tinto de sangue”.

[pic 2][pic 3]

“Como beber dessa bebida amarga

Tragar a dor, engolir a labuta

Mesmo calada a boca, resta o peito

Silêncio na cidade não se escuta

De que me vale ser filho da santa

Melhor seria ser filho da outra

Outra realidade menos morta

Tanta mentira, tanta força bruta”

Nessa estrofe fica nítido a insatisfação e a revolta para com a circunstância política. O jogo de palavras revela “a dor de não ter a devida liberdade de expressão e a revolta de que ainda que não se possa falar, se pode sentir.” Lê-se ainda “Tanta mentira, tanta força bruta” levando em consideração as condições militares da época.

Cálice foi uma das muitas obras de arte com o legado de mostrar a todos que a situação em que o país se encontrava não estava de acordo com o ideal para o mesmo, situação essa que registrava repressão, prisão, sumiço repentino de pessoas e violência para o que não estavam de acordo com o regime. A canção fora considerada subversiva, porém mesmo com as modificações no jogo de palavras ainda era nítido a insatisfação e a revolta para com o poderio.

Cálice foi regravada por Maria Bethânia e apareceu nas vozes de Milton Nascimento e Gilberto Gil, grandes formadores de opinião com força para resgatar a alegria e a liberdade do povo brasileiro.

Um grande "CALE-SE" se abateu sobre o povo brasileiro.”

Cristina Caldas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (96.4 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com