TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Etapas do Processo da Escrita

Por:   •  22/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 2

Planejamento.

Para o início de qualquer obra é necessário que o autor tenha um acúmulo vasto de conhecimentos acerca do objeto apresentado. Munido de conceitos e discussões antes lidos e relidos, discutidos e problematizados e após o processo básico de amontoação do conteúdo obtido pelo refino ou manutenção de sua bagagem /repertorio sociocultural, tem em si as ferramentas iniciais para a criação de uma discussão coesa e sólida sobre o tema. Gerando sua própria interpretação a respeito do assunto e propondo sua teoria/discussão no decorrer de seu feito.

É válido ressaltar que para obras literárias a criatividade é um ponto central. O autor além de propor ou salientar algum debate, ou problemática do cotidiano precisa prender a atenção do leitor (enredo, personagens, interação ou interrelação entre os personagens, etc.). Para isso, ele deve também, definir a quem o texto é dirigido, com elaboração dos objetivos a fim de destinar sua criação para um alvo (crianças, adultos, mulheres, homens, acadêmicos ou docentes de uma determinada área do conhecimento, etc.). Outro fator importante é a escolha adequada do gênero textual a ser utilizado, ele basicamente define qual linguagem vai ser utilizada na obra e como vai ser apresentada a ideia.

Na organização ou estrutura do projeto/obra, deve se ter consciência das etapas de construção e suas divisões no que se diz respeito à passividade ou atividade do processo. Independente o intuito da obra, o autor tem de utilizar de ferramentas adequadas especificas do gênero escolhido que auxiliam na concepção coerente de seu trabalho (leitura analítica, fichamentos, resumos, pesquisa, dentre outros).

Operação.

Na parte “ativa” da produção, o autor deve a partir do seu organograma e estratégias anteriormente traçadas, colocar no papel sem “abrir mão” da objetividade e buscar a melhor forma de se dizer o que se pretende. Além disso, tem de ter a consciência de que a melhor versão do produto de seu trabalho é proveniente de muitas revisões do texto inicial, tendo o refino como base.

Reescrita

Etapa que se propõe verificar se o trabalho cumpre os objetivos anteriormente estabelecidos, se a ideia foi passada com clareza e coerência e se há respeito às obras da gramática. É também o momento de filtragem para decidir o que fica, o que sai e o que se recicla.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (28.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com