TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As diferenças entre os processos de pesquisa entre o Google e o Duckduckgo

Por:   •  25/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  5.143 Palavras (21 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 21

RESUMO

A pesquisa por informações na internet pode apresentar múltiplos resultados em ordens totalmente diferentes, conforme a preferência do usuário sobre qual Motor de busca poderá ser por ele utilizado. A forma como a informação é apresentada possui um propósito, seja ele de valor publicitário, jornalístico, social ou acadêmico. Entender o processo de funcionamento dos motores de busca na internet nos revela diferentes perspectivas sobre o valor do acesso a informação. Este trabalho, por meio de uma pesquisa bibliográfica, propõe uma reflexão sobre as reais utilidades entre diferentes mecanismos de busca de informação na Web 2.0, adotando como objetos de estudo os serviços das empresas Google e da DuckDuckGo.

Palavras-chave: Google, PageRank, DuckDuckGo, Crowdsourcing.

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO...................................................................................................3
1.1        JUSTIFICATIVA.................................................................................................4
1.1        OBJETIVOS.......................................................................................................4

1.1.1 OBJETIVO GERAL..............................................................................................4

1.1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS...............................................................................4
2        REVISÃO DE LITERATURA
.............................................................................5
2.1        A ORIGEM DO GOOGLE..................................................................................5
2.2        O FUNCIONAMENTO DO PAGERANK............................................................9
2.3        A ORIGEM DO DUCKDUCKGO......................................................................11

2.4      O FUNCIONAMENTO DO DUCKDUCKGO....................................................14
3        CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................17

4        METODOLOGIA..............................................................................................18
REFERÊNCIAS..........................................................................................................19


1 INTRODUÇÃO

Devido ao avanço continuo da tecnologia da informação na Era Digital, temos cada vez mais acesso à informações disponíveis pela internet. Vemos que este cenário se tornou extremamente amplo e dinâmico, influenciando diretamente no comportamento dos usuários, quando realizam qualquer tipo de pesquisa online. Todavia, diante de um mundo virtual aparentemente sem limites, somos submetidos a serviços de acesso à informação, que nos direcionam para listas de resultados relacionadas as nossas buscas. Este tipo de serviço disponível para todos os usuários são os Motores de buscas, tendo como exemplos neste trabalho o famoso Google, e o DuckDuckGo.

A praticidade proporcionada aos usuários pelos serviços de busca, evita a necessidade de decorar o endereço completo de cada site, que pode ser encontrado pelo Motor de busca de forma ágil, usando palavras, nomes ou termos que estejam diretamente relacionados ao site procurado. Porém, quando os Motores de buscas são utilizados exatamente para a finalidade da pesquisa de assuntos ou temas diversos, pode se obter listas de inúmeros resultados desconhecidos, transformando a experiência do acesso a determinada informação em algo extremamente indefinido.

Diante deste problema relacionado a apresentação ou mapeamento das buscas efetuadas pelos usuários na internet, surgiram novas tecnologias capazes de apresentarem os resultados das buscas de novas formas mais eficientes. Assim, quando realizamos uma busca hoje somos direcionados de forma mais precisa a informação que desejamos. Mas, se por um lado tivemos avanços relacionados a eficiência do funcionamento dos Motores de buscas, por outro lado existe a falta de criticidade semântica e ontológica presente tanto nos comportamentos dos usuários, quanto nas Inteligências Artificiais ainda; já na maioria das vezes não existe conhecimento científico prévio para a realização de uma nova pesquisa. (SAAD; BERTOCCHI, 2012).

Segundo Batti, 2015, a ideia utilizada por Larry Page e Sergey Brin foi inovadora, ao estabelecer uma ordem ranqueada para os resultados apresentados em sua pesquisa, atribuindo valores e critérios por meio de algoritmos lineares, que relacionam a busca de informação à um ranking de citações de palavra-chave e citações de um site para outros.

1.1 OBJETIVOS

Esta pesquisa pretende levantar questionamentos entre os diferentes resultados obtidos pelos Motores de busca Google e DuckDuckGo. Tomando como ponto de partida apresentarmos informações sobre suas origens no âmbito empresarial do ramo da tecnologia da informação. Expondo seus valores e formas de funcionamento. O Ato de questionar as formas pelas quais se constroem os meios de acesso ao fluxo de informação, e quais são as suas reais finalidades, nos remetem a perspectivas sociais e antropológicas muito mais claras, tratando do ambiente ciberdigital não mais como um fenômeno, mas como um grande banco de dados de informação, que pode ou não ser acessado levando em consideração as construções do acesso ao meio.

1.1.1 OBJETIVO GERAL

        Este trabalho tem como objetivo identificar as principais diferenças nos processos de busca realizadas por meio do Google e do DuckDuckGo, compreendendo os seus propósitos de funcionamento distintos.

1.1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Utilizando como foco os seguintes objetivos específicos:

  1. Descrever a trajetória do Google até a sua hegemonia.
  2. Apresentar uma breve introdução sobre a lógica de funcionamento do PageRank.
  3. Descrever a trajetória do DuckDuckGo.
  4. Apresentar a proposta dos serviços do DuckDuckGo.

2 REVISÃO DE LITERATURA

        Como base para esta pesquisa foram utilizadas literaturas da área da Ciência da Informação, como fonte de conhecimento específico e aprofundado nos temas abordados. Durante o processo desta pesquisa foram consultados materiais que abordassem conceitos de Algoritmos de Motores de busca, Sistemas de Palavras-Chave, Financiamento Privado e Crowdsourcing, entre outros aspectos que envolvam tecnologias de recuperação de informação na internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.3 Kb)   pdf (258 Kb)   docx (87.3 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com