TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As dificuldades na disciplina de cálculo

Por:   •  15/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  657 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha: Ensino de cálculo 1 x Obstáculos na aprendizagem.

Aluno: Aislan Lucas

Introdução:

     O item 2 irá abordar os obstáculos na aprendizagem no ensino de cálculo diferencial e integral, presente em vários cursos de nível superior. Essa disciplina tem sido responsável por um grande número de reprovação e evasão de estudantes universitários nas faculdades e universidades de todo o país. As reclamações dos alunos ou dos professores de diversas áreas confirmam o alto nível desse problema, como veremos adiante.

 Ensino de cálculo 1 x Obstáculos na aprendizagem:

    Para compreender o contexto da disciplina de cálculo Barbosa 2004, toma como ponto de partida a história da matemática, tentando mostrar  o que deu origem a essa área do conhecimento matemático. Havendo assim uma boa compreensão e facilidade do estudo da disciplina de cálculo diferencial e integral. E, dessa forma, dá origem ao estudo com contexto histórico é a maneira essencial para estabelecer uma boa interpretação por parte dos estudantes.

    Segundo Barbosa os índices de reprovação e evasão da disciplina de cálculo diferencial e integral tem ocorrido em todas universidades do país. Os alunos e professores atribuem justificativas a esse baixo rendimento. Os alunos colocam a culpa na dificuldade da disciplina e na maneira como o professor ensina. Os professores justificam essa problemática a falta de motivação, a dificuldade de raciocínio e a precária  formação básica do aluno. Esse insucesso dos alunos deve-se evidenciar diversas interações a que estão submetidos ease índice de reprovação e evasão da disciplina. Considerando ambos fatores, já que todos contribuem para determinada causa.

   Esses são alguns fatores que podem ser considerados obstáculos, sendo eles de natureza didática e epistemológica. Para Louro (2004) os obstáculos didáticos são as maneiras como o conteúdo é passado para o aluno, já os de natureza epistemológica são aqueles ligados a natureza do assunto que depende da história da sua evolução. Ademais, Gusmão e Emerique (2000) destacam como obstáculo o de natureza emocional, pois a matemática é a matéria que mais afeta o psicológico fazendo com que o aluno esteja predestinado ao erro, e ao gerar uma má interpretação, poderá acarretar uma dificuldade maior na aprendizagem. Portanto, esses obstáculos devem ser analisadas, dar uma atenção maior ao caso, tentando evitar que os mesmos ocorram. Sendo assim, facilitará o estudo da disciplina.

  De acordo com Silva e Neto (1995) têm-se comprovado por observações que quando os alunos conseguem relacionar a teoria com a prática quase sempre procuram assimilá-los e desenvolver desenvolver com facilidade. Segundo Martins (apud Silva, NETO; 1995) o aluno está motivado quando o conteúdo tem algum significado para ele, isto é, algum interesse. Essas atividades deve ser disponibilizadas pelos professores; Quando o professor busca contextualizar o assunto ensinado ele recorre a situações que tenha significado para o aluno. Fica claro que a função do professor é fazer com que o estudante se dedique à disciplina. Procurando o melhor método para explicar determinado assunto, desenvolvendo aulas práticas, motivar o aluno para que possam se identificar com a área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com