TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: LEITURA E ESCRITA

Por:   •  1/11/2015  •  Artigo  •  6.826 Palavras (28 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 28

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS TEÓLOGOS E FILÓSOFOS DO BRASIL – FENATEFIB[pic 1]

PÓS– GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR

IZAQUEILA GARCIA LOUREIRO DE BRITO

MÁRCIO ANDRÉ SANTOS DE CARVALHO

VÂNZILA FERNANDES DA ROCHA

DIFICULDADES DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: LEITURA E ESCRITA

                                               Porto de Moz

                                                    2015

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA: LEITURA E ESCRITA

                   Izaqueila Garcia Loureiro de Brito[1]

                  Márcio André Santos de Carvalho[2]

Vânzila Fernandes da Rocha[3]

Rubemara Baró da Conceição Abreu[4]

                                                

RESUMO

Observando todos os dias alunos do Ensino Básico, enfatizando o processo de assimilação dos conceitos matemáticos, verificamos, há dificuldades em interpretar linguagens matemática, textos e/ou gráficos matemáticos. Este artigo foi feito a partir de estudos realizados com os alunos do ensino médio da Escola estadual de ensino médio José Alfredo da Silva Hage, com o objetivo de diminuir as dificuldades de aprendizagem em Matemática, ajudando assim a torná-la mais interessante e agradável para os alunos, aguçando a curiosidade dos mesmos em busca do conhecimento nesta disciplina. Partindo dos acompanhamentos realizados pelos autores deste trabalho com alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem em Matemática, de estudos de casos, juntamente com a revisão da literatura, pretende-se responder o seguinte questionamento: “Qual a importância da leitura e escrita na Educação Matemática?”” Porque os alunos tem dificuldade com questões de raciocínio lógico”? “E Por que sentem dificuldades em aprender a Matemática?” E, é com este propósito que partimos em busca de uma metodologia mais adequada que possam auxiliar docentes e discentes no processo de ensino e aprendizagem, na apresentação e na assimilação dos conceitos Matemáticos. Ainda que parciais, os resultados encontrados no transcorrer desta pesquisa enriquecem acadêmicos e profissionais da educação atuantes nas Escolas de Educação Básica.

 PALAVRAS - CHAVE: Leitura e Escrita. Educação Matemática. Dificuldades de aprendizagem.

                                ABSTRACT

Watching every day students of basic education, emphasizing the process of assimilation of mathematical concepts, there are difficulties in interpreting mathematical languages, text and / or mathematical charts. This article was made from studies of the high school students of the high school state school José Alfredo da Silva Hage, in order to lessen the learning difficulties in mathematics, thus helping to make it more interesting and enjoyable to students, sharpening the curiosity of those seeking knowledge in this discipline. Starting from the dishes made by the authors of this work with students who have learning difficulties in mathematics, case studies, along with the literature review; we intend to answer the question: "What is the importance of reading and writing in mathematics education? "" Because students have difficulty with logical reasoning questions "? And why have difficulties in learning mathematics?" And it is for this purpose that we set out in search of an appropriate methodology that can help teachers and students in the process of teaching and learning, presentation and assimilation of Mathematical concepts. Although partial, the results found in the course of this research enrich academics and education professionals active in Basic Education Schools.        

KEYWORDS: Reading and writing. Mathematics education. Learning dificultes.

  1. INTRODUÇÃO

 Nas últimas décadas muito se tem refletido, discutido e pesquisado sobre a questão das dificuldades do aprendizado em matemática nas séries iniciais do ensino fundamental. Pode-se afirmar, baseando-se na comunicação informal que ocorria entre professores das duas escolas estaduais de ensino médio do município de Porto de Moz: Escola Estadual de Ensino Médio José Alfredo da Silva Hage e Dom Pedro I, constatamos que a atenção para essa questão foi provocada pelo decrescente índice de aproveitamento dos conceitos matemáticos, em especial aos 9° anos (antiga 8ª série do Ensino Fundamental).

 Da mesma forma, pode-se também afirmar que, durante alguns anos, esses profissionais estiveram imobilizados pela convicção de que o problema era exclusivamente causado pela deterioração do ensino básico, especificamente do ensino fundamental, e, portanto, sua solução só poderia advir de uma ação neste segmento de ensino, muitos alunos no ensino médio sentem grande dificuldade em resolver operações básicas de multiplicação e divisão, onde muitos utilizam calculadoras e o próprio aparelho celular para resolver tais operações, felizmente esse quadro mudou.

 Pode-se dizer que hoje, prepondera a convicção de que não só a ineficiência do ensino fundamental se insere num amplo contexto social, político e cultural no qual todos têm um papel muito importante, mas, também, de que as questões referentes às dificuldades de aprendizado não se encerram neste nível de ensino.

Dentre os indícios mais apontados pelos professores do despreparo dos alunos que ingressavam no ensino médio, está à incapacidade de se expressar, a dificuldade de resolver problemas matemáticos que envolvam raciocínio lógico, a incapacidade de utilização da linguagem matemática escrita e o cálculo com as operações básicas de multiplicação e divisão.

No que me diz respeito, comecei aí a me perguntar se a obtenção de uma resposta correta de um problema matemático sem a capacidade de expressar, de descrever de forma organizada (não estou falando de demonstração) de como se obteve a resposta pode, de fato, significar a compreensão do conteúdo matemático que se pretende aferir com o problema, levando em consideração o caminho escolhido pelo aluno na resposta da questão, lembrando que a matemática e uma ciência exata onde nosso dever e analisar de como esse aluno chegou a tal resposta, tentando entender raciocino desenvolvido pelo aluno para obter o resultado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.1 Kb)   pdf (262.2 Kb)   docx (32.5 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com