TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Por:   •  25/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.362 Palavras (18 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP [pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Jéssika Mitterofhe - 1891822

Juliana Lourenço - 1871478

Jade Nayara Costa da Silva Pinto - 1870769

Robert Santos Silva - 1873540

Gabriela dos Santos Gomes - 1875821

CAMIL ALIMENTOS

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR – PIM III

SÃO PAULO

2018[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP[pic 3]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Jéssika Mitterofhe - 1891822

Juliana Lourenço - 1871478

Jade Nayara Costa da Silva Pinto - 1870769

Robert Santos Silva - 1873540

Gabriela dos Santos Gomes - 1875821

CAMIL ALIMENTOS

PROJETO INTEGRADOR MULTIDISCIPLINAR – PIM III

Projeto Integrado Multidisciplinar III apresentado à Universidade Paulista – UNIP EAD, como parte da avaliação para obtenção do título de Gestão na área Financeira.

                                                                             Orientador: Fabio Arten

SÃO PAULO

2018

RESUMO[pic 4][pic 5]

Essa pesquisa objetiva demonstrar a compreensão das disciplinas cursadas, para tanto, vai ser feito um estudo de Caso da empresa Camil Alimentos, onde, com base nos estudos UNIP, a empresa será analisada quanto aos fundamentos de gestão financeira, seguindo com uma explicação do que são Gestores na área de finanças e o papel de cada um deles dentro da Camil. A seguir, pretende-se analisar Contabilidade e sua importância dentro das empresas, seguindo com estudo do que são análises de demonstrativos financeiros, sua finalidade e também exemplos de uso dessas análises. Será feito ainda cálculos relativos a liquides e apresentado demais indicadores e suas formulas de cálculo. Já em Estatística aplicada, serão abordados conceitos e também um exemplo do uso para análise de desempenho dos produtos da empresa em estudo.

Palavras-chave: Fundamentos da gestão financeira, contabilidade e estatística.

SUMÁRIO[pic 6][pic 7]

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESCRIÇÃO DA EMPRESA CAMIL ALIMENTOS        6

3.        FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA        8

3.1.        Planejamento financeiro de curto prazo e de longo prazo        11

4.        CONTABILIDADE        12

4.1.        Análise de demonstrativos financeiros        13

4.2.        Liquidez        16

4.3.        Imobilização do PL        17

4.4.        Grau de endividamento        18

5.        ESTATISTICA NA EMPRESA        19

CONCLUSÃO        23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        24

  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem a finalidade de ajudar no entendimento quanto as disciplinas cursadas e no decorrer da pesquisa, será estudado a Camil Alimentos S.A, sendo uma empresa de Capital Aberto e presente no mercado há mais de 50 anos, atualmente suas ações são bastante alta e é a maior empresa em seu segmento no Brasil.

Dentro do empreendimento serão estudados conceitos de Gestão financeira, e, mostrado quem são os gestores financeiros, suas funções e qual a principal finalidade dos Serviços por eles prestados.

A seguir, o estudo focará em um estudo de conceitos sobre contabilidade, seguindo para algumas análises de Demonstrativos financeiros, visando verificar a condição da empresa quanto a quitação dos Passivos e também seu grau de endividamento.

Por último, será feito uma análise teórica sobre o tema Estatística aplicada, seguido do exemplo de uso desses dados dentro da empresa em estudo.

  1. DESCRIÇÃO DA EMPRESA CAMIL ALIMENTOS

A empresa Camil Alimentos S.A é uma empresa de Capital Aberta, que possui ações na BOVESPA- Bolsa de Valores de São Paulo.  A história da empresa Camil no mercado iniciou-se em 1963, quando o Brasil produzia fortemente a matéria prima Arroz, que é um dos produtos mais antigos do empreendimento em estudo.  Os fundadores da empresa tinham como foco, levar a produção de arroz para o sul do país, na modalidade cooperativa, mas, no ano de 74 a empresa deu um salto e iniciou os processos de embalagem de arroz de 5 kg, expandindo os negócios.

Iniciou-se a distribuição dos produtos Camil na capital de São Paulo, tendo no estado um Centro de Distribuição para as regiões mais próximas. Já nos anos 80 nasce um novo produto, a venda de feijão Camil. Além de marca própria, a empresa também possui outras Marcas ligada a ela, tratam-se de empresas regionais adquiridas ao longo do desenvolvimento do Grupo Camil.

A internacionalização da Marca foi em meados no ano 2000, quando a Camil iniciou suas vendas para o Paraguai e daí em diante a marca não parou de crescer, vendendo mais de 18, 6 milhões de toneladas de grãos.

A Marca fica em cerca de 50% para as vendas no Brasil, o restante da produção, segue para comercialização em outros países. Em 2009, segundo matéria no Site da empresa Camil,  a Camil adquiriu o complexo industrial produtor de arroz da BB Mendes no estado do Maranhão e se tornou proprietária das marcas Bom Maranhense e Mais Saboroso.

Atualmente, podem ser encontrados os seguintes produtos com a Marca Camil alimentos:

  • Arroz;
  • Feijão;
  • Biscoitos;
  • Grãos;
  • Proteína da soja.

Quanto a quantidade de Plantas da empresa, o site da Camil, informa que são 27 plantas, sendo 12 no Brasil, 9 no Uruguai, 3 no Chile, 2 no Peru e 1 na Argentina. Como diferencial, essas plantas estão estrategicamente alocadas as proximidades dos seus fornecedores, facilitando as ações logísticas de distribuição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.5 Kb)   pdf (511.2 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com