TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação Digital e Seus Usos Institucionais

Por:   •  28/9/2021  •  Resenha  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução: O seminário foi baseado no quinto capítulo do livro Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas; de Margarida Kunsch. O capítulo foi escrito por Elizabeth Saad Corréa e fala sobre a comunicação digital nas organizações.

TEXTO: Comunicação digital e seus usos institucionais

O texto fala sobre a comunicação digital nas organizações, discutindo como podemos aplicá-la, quais são suas interferências na atuação dos profissionais de comunicação e como ela funciona em diferentes mercados.

De acordo com a autora, devemos aplicar a comunicação digital de uma forma estratégica e integrada, junto com a comunicação da organização, sendo assim, é necessário ter um certo entendimento sobre comunicação como um todo e não é possível se ater apenas as ferramentas básicas da comunicação digital que as empresas já estão acostumadas, vai muito além disso.

Com o avanço rápido da internet nos últimos tempos, se teve uma certa interferência no modo de trabalhar e planejar as coisas nas organizações, existindo mais atenção dos profissionais de comunicação na parte de comunicação digital. Esse avanço permitiu que muitas novas ferramentas fossem criadas, inclusive o surgimento de mídias digitais. O público, em sua maioria, começou ficar cada vez mais familiarizado com esse meio e muito mais participativos em relação às organizações, se informando mais, dando opiniões e compartilhando informações. Isso tudo exigiu e ainda exige das organizações e seus profissionais, novos posicionamentos, busca por maior conhecimento e muita criatividade e flexibilidade nos seus planos de ações de comunicação.

Para tudo isso acontecer, é necessário que o profissional tenha uma habilidade chamada competência digital, além de se existir uma necessidade de mudança empresarial e no jeito que se produz informação.

Apesar da necessidade de se ter uma comunicação digital em uma empresa, nem sempre isso significa que tudo está indo bem, já que o que realmente importa é se você está sendo eficiente.

Ou seja, fazer uso de várias ferramentas e está presente em todas as mídias digitais não significa ter sucesso e pode não ter nenhuma serventia caso não seja utilizada de forma integrada. o melhor plano de comunicação digital é aquele que se mostra eficiente ao ser colocado em prática. Isso reforça que não é possível seguir o mesmo modelo de comunicação digital da mesma forma, para todas as empresas. A própria autora do texto nos lembra que é necessário que toda organização que esteja inserida em um ambiente digital, deve estar de acordo com sua cultura organizacional e sua imagem. Além disso, é importante levar em consideração o tipo de público que será destinado a mensagem, é necessário se ter essa preocupação porque muitas vezes isso é ignorado, o que acaba por muitas vezes sendo o grande erro das empresas.

É preciso entender o quão familiarizado o seu público está com o meio digital, algo muito inovador e complexo realmente seria eficiente? Essa resposta vai depender do público da sua empresa, se ele tem um perfil mais tecnológico ou simples. Não levando isso em consideração, pode ocorrer uma falha na comunicação digital. Sendo assim, a comunicação digital é essencial, porém é importante saber como aplicá-la, sempre pensando em como é possível ser mais eficiente e não necessariamente se preocupar exclusivamente em ser inovador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com