TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Mix da Comunicação Organizacional

Por:   •  2/10/2015  •  Resenha  •  2.732 Palavras (11 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 11

Nome: Thayna Fregolente Moreira                 R.A: 142046 – Relações Públicas.

Todas as informações foram retiradas do livro: FARIAS, Luiz Alberto de. Relações públicas estratégicas: Técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus Editorial, 2011. Parte II, Cap. 1 ao 6. p. 110-194.

Fichamento: Mix da Comunicação Organizacional

Capitulo 1 – Relações com a Imprensa: A história da assessoria de imprensa confunde-se com a origem de relações públicas. A assessoria de imprensa foi um dos primeiros instrumentos que caracterizaram a profissão e o campo das RP. Enquanto se pensar que assessoria de imprensa como envio de noticias pura e simplesmente – com fins de realização de pitching ou de convencimento dos jornalistas para divulgação de noticias -, o caminho desse instrumento estará fadado a resultados muito menos significativos. A assessoria de imprensa tem finalidades básicas, como:

  • Otimizar relacionamento com a imprensa por meio da manutenção de fluxo de informações planejado – caminho de duas mãos: traz o mundo de fora para dentro e leva a imagem da empresa para a comunidade;
  • Uniformizar a linguagem de todas as mensagens da empresa, tento externa como internamente;
  • Evitar contradições entre noticias fornecidas;
  • Zelar pela coerência dos dados divulgados.

O entorno, os públicos, a concorrências, a imprensa, entre outros elementos, podem ser potenciais geradores de fatos noticiáveis. A capacidade de sair do lugar comum, de buscar elementos que possam de fato agregar a imprensa, que possam ser pauta; torna-se noticias, resulta da criação de relacionamentos, premissa que mova a atividade de relações públicas. Assim, a imprensa deve compor esse escopo de maneira estratégica, pois ela é um pilar essencial para a sustentação da imagem e conceito de uma organização.

A relação de trabalho da assessoria de imprensa – melhor chama-la de relações com a imprensa – com a ética muita vezes é confundida, imaginando-se tratar de uma atividade jornalística e, portanto, deve estar ancorada no conceito de isenção/imparcialidade. Pois a divulgação que parte da assessoria de imprensa está diretamente relacionada aos interesses e objetivos da organização a quem atende. A transparência pressupõe a inexistências das escolhas estratégicas, de larga disseminação das informações e etc. A ética nas políticas de ralações com a imprensa é condição sina qua non. A função profissional não é “criar” noticias, mas ser um analista e observador da realidade, interna e externa, da organização, buscar a disseminação positiva. To notícias deve partir de um fato e este ter contidos em si elementos como objetividade, universalidade, verdade, atualidade, ineditismo e impacto. Com a capacidade do que as organizações dizem e fazem, é a mesma coisa em relação com a imprensa, empodera-se as opiniões públicas, enriquecendo-a.

O que ocorre no fazer jornalístico é a interpretação dos materiais e dos fatos, gerando a noticia. Não há duvida de que o trabalho jornalístico influencie a formação da opinião publica, seja por meios da definição da pauta, seja pelo espaço dado a determinado tema. (Barros Filho, 2003). A importância e o interesse de determinado assunto terão relação com o grau e o nível hierárquico dos indivíduos envolvidos no acontecimento noticiável, além do impacto sobre a opinião publica e da quantidade de pessoas que o acontecimento envolva.

Há quem acredite que um trabalho no departamento de comunicação de uma empresa tem como finalidade exclusiva divulga-la. Parece um pensamento simplista, pois em diversos momentos existe o potencial de noticias negativas, o que inverte automaticamente a ideia de colocar a organização em destaque.

  • Press Release – Trata-se de peça de divulgação produzida por assessorias ou departamento que desenvolvem relações públicas que deve conter um fato noticiável, de maneira objetiva e sem adjetivos, ter caráter informativo, pois são umas das partes de contato com a imprensa. Nele necessita conter as chaves explicativas que dão conta do resumo de uma noticia.
  • Press Kit – Instrumento que aglutina um conjunto relativamente mais completo de dados, sempre com a presença do press release, além de outros elementos.
  • Entrevistas – Boa estratégia de aproximação pode gerar boa divulgação e importantes espaços da mídia.
  • Encontros Informais - Cafés da manha, almoços, brunchs e etc., podem ser alternativos de aproximação.
  • Open House – Pode ser utilizado para que a imprensa visite fábricas, hotéis, feiras, parques e etc.
  • Sugestão de Pauta – A pauta jornalística em tempos de redações esvaziadas ode contempla novos assuntos.

Tanto quanto possível, deve-se acompanhar tudo que se diga acerca da organização objeto da assessoria de imprensa. O passo inicial é a realização de clipping (seleção de noticias). As noticias veiculadas sobre determinado segmento podem ser essenciais no momento de planejar, de avaliar imagem, perspectivas e outros elementos. Técnicas de avaliação devem se implementadas.

Há diversos grupos que influenciam as noticias e são por elas influenciados, se relacionado, consequentemente, com os conceitos opinião. Elementos de hoje fazem parte do dia a dia de grande parte da população – comunidades, blogs e microblogs – também devem integrar processos de divulgação e acompanhamento.

Capitulo 2 – Relações Públicas e Crises na Economia da Reputação: A noção entre público e privado, exige que as empresas passem a ter enorme cuidado com a sua imagem. Por essa razão, a reputação “tornou-se um ativo ainda mais precioso” (Rosas, 2006, p. 118). Percebe-se que o ambiente possibilita o desencadeamento de uma série de conflitos que podem culminar em crises à organização. Então surge as Relações Públicas, na busca de ferramentas e estratégias de comunicação que estabeleçam o estreitamento efetivos dos relacionamentos dos públicos com as organizações, com objetivo de zelar peã reputação corporativa.

O que pode variar é a origem das crises e suas proporções. Situações de crise recebem grande atenção dos meios de comunicação e repercutem na opinião publica, nos cliente ou consumidores potenciais. Entender que é e como uma crise pode se apresentar ajuda a desmitificar essas ocorrências tão temidas.

A maneira pela qual indivíduos recebem informações sobre a organização, suas marcas e seus produtos dependem de todo e qualquer contato com ele, seja por meio de experiência direta, dos sentidos, seja por representações, como nome, logo, comunicações diversas, indicação. As imagens mentais são utilizadas para o reconhecimento de objetos e para a comunicação entre pessoas. Os grupos sociais dos quais um individuo participa o influenciam na formação das imagens que ele fará dos objetos de seu mundo, sendo essa influencia por grande parte das ideias que serão agregadas a cada uma de suas imagens mentais (Schuler, 2005).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com