TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização no Século XXI

Por:   •  2/5/2018  •  Resenha  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Isabella Brito do Vale

Novas configurações culturais na era informacional, a partir da globalização

Não muito tempo atrás, as minhas bisavós ou meus avós, não sabiam o que estava acontecendo com o mundo. A globalização acontecia através de acordos econômicos entre países, tratados e criações de novas maneiras de se conviver em um mundo igualitário, enquanto acontecia tudo isso, milhares de pessoas estavam em suas casas, vivendo sua vida normalmente. Entretanto, uma coisa aconteceu, veio o advento da tecnologia e, com ela a internet.

Se eu perguntar para meus avós hoje o que acontece no mundo, eles vão saber me responder, dar alguma resposta de alguma maneira, pois eles conseguem ter acesso a informação de forma instantânea e facilitada. Não estou resumindo a globalização apenas no advento da internet, mas sim, que começamos a entender o que é globalização e suas consequências, a partir do momento que tivemos acesso facilitado a informações.

As autoras conseguiram prender minha atenção com o texto, a partir do momento que começaram a explicar cada detalhe dos acontecimentos que acarretaram as consequências da globalização, sejam elas boas ou ruins.

Outro processo que a globalização trouxe para o mundo é a desigualdade social. Pensamos que a globalização trouxe apenas benefícios, mas enquanto meus avós tem acesso a internet e a informação, milhares de pessoas sofrem com a escassez de comida, falta de saneamento básico, falta de acesso a educação básica, entre outros direitos, que segundo os Direitos Humanos, são direitos básicos para todo o ser humano, porém, não aplicados com devido êxito.

Trazendo todo o contexto de globalização para o Brasil, aqui sofremos principalmente com as consequências em relação à economia (dívida com o FMI) e consequentemente a desigualdade social. Em 2017, em uma previsão feita pelo FMI, o país terá 12ª maior divida do mundo, essa pior é reflexo do recesso econômico pelo qual o país está passando, além disso, os casos de corrupções em grandes estatais brasileiras só pioram a situação no cenário brasileiro.

A globalização, tem cooperado para que o Brasil se aproximasse mais de outros países e conseguisse mais acordos. Entretanto a desigualdade no cenário brasileiro só tem aumentado. Enquanto, alguns anos atrás o Brasil havia decretado a diminuição da miséria e ter reconhecimento mundial por tal fato, atualmente o Brasil vem sofrendo com o aumento da miséria, o crescimento da população pobre e a mais de 13 milhões de desempregados. O trecho abaixo escrito pelas autoras do texto reflete exatamente o que acontece no contexto brasileiro, o povo se sente desamparado.

“Se o Estado contemporâneo não se sente mais responsável pelo pleno emprego e as corporações transnacionais também não, o homem volta a sentir com toda força sua dimensão de desamparo.” (AGUIAR; MARQUES, 2006)

Termino com esse trecho retirado do texto de Aguiar; Marques (2006), a desigualdade infelizmente cresce à medida que o consumo é cada vez mais incentivado pela grande mídia. Nosso futuro, nossa economia e até nossa cultura, está sendo moldada por interesses e incentivo ao consumo em massa. Apesar de vivemos em um mundo com constantes informações sendo disseminadas, estamos cada vez mais sendo consumidos pela lógica capitalista de querer sempre consumir mais, sem pensar nas consequências e sem pensar no outro. Castells tinha a visão de que a partir do momento que tivemos consciência do que estávamos fazendo, que as empresas tivessem responsabilidades sociais, resumindo, a partir do momento que a humanidade tivesse solidariedade da sua própria espécie, o mundo poderia ser um lugar melhor. Faço das palavras dele, as minhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com