TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DO CURSO PROFUNCIONÁRIO

Por:   •  23/10/2016  •  Seminário  •  6.850 Palavras (28 Páginas)  •  1.054 Visualizações

Página 1 de 28

MEMORIAL DO CURSO PROFUNCIONÁRIO

Memorial descrito pelo aluno: Wagner Alves Molina, sob orientação da tutora: Madalena Lopes, Coordenador: Paulo Teixeira  para obtenção do título de técnico, cumprindo assim a exigência final para a conclusão do Curso Técnico em Infraestrutura  realizado no período de 2013/2015.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO
  2. MINHA VIDA ESCOLA E MINHA INCLUSÃO NO CURSO
  3. MINHA TRAJETORIA NO CURSO
  4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Observação: Quando numerar as páginas comece  a numerar na pagina de Introdução.

AGRADECIMENTOS:

Por que parece ser tão mais fácil reclamar da vida? Por que temos uma certa tendência a ficarmos insatisfeitos e a achar que estamos muito longe de tudo aquilo que sonhamos. Por que a grama do vizinho parece ser tão mais verde do que a nossa? Será que é tão difícil olhar para a nossa vida e para nós com o mesmo olhar que lançamos para os outros? 

Nós precisamos aprender a ter orgulho do que somos, do que fazemos e do que temos. Precisamos ser menos críticos e menos cruéis conosco, precisamos saber relevar as nossas falhas e fraquezas e saber celebrar as pequenas conquistas diárias. Os nossos dias são feitos de pequenos passos e é com o sucesso dos pequenos passos que vamos chegar onde queremos.

É com este olhar generoso sobre mim e sobre a minha vida que eu agradeço a Deus tudo o que eu alcancei até hoje. Eu reconheço o meu esforço e me reconcilio com os meus fracassos, porque sei que nenhum deles foi grande o suficiente para me fazer desistir. Pelo contrário, os meus erros me ajudaram a crescer.

Muito obrigado, meu Deus, por tudo de bom e de mau que é colocado no meu caminho, pois aquilo que não me traz felicidade me permite reconhecê-la quando ela chega em minha vida.

INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho busca registrar a minha trajetória de vida escolar e no curso. Basicamente, todos nós buscamos no decorrer de nossas vidas nos prepararmos para nossa vida profissional. Na infância começa nossa trajetória  que só termina quando nos aposentamos.  E, muitas vezes uma pequena diferença em desempenho significa uma enorme diferença no resultado e você geralmente obtém aquilo que espera obter. Seu sistema de crenças determina sua percepção e sua percepção determina sua realidade.

MINHA VIDA ESCOLAR E MINHA INCLUSÃO NA TURMA DO CURSO

Minha vida escolar começou na alfabetização quando tinha 5 pra 6 anos, aprendi muito com o decorrer dos tempos,  e também estudando e aprendendo serie por serie passando de ano e em duas oportunidade reprovando por excesso de falta. Daí por diante mantive minha mente mais a frente, colocando que a escola não e só uma fase que tinha de passar por ser obrigatória, mas sim uma fase que dali os caminhos iriam se abrir para que eu alcance ou não meus objetivos.  Por ter reprovado dos anos fiz o provão que na época era uma forma de se avançar e não se aprender como de forma é ate hoje. Consegui eliminar 8 matérias, voltei pra escola e conclui meu ensino médio em 2009,  vendo que e muito importante ter uma graduação,  mesmo sendo ela uma graduação mínima possível, mas também que dela abrem portas para uma graduação maior e mais específica que e minha próxima meta em objetivo. E assim foi fiz  o concurso estadual consegui passar e de uma pequena graduação que foi o ensino médio hoje pude fazer o profuncionario e por isso aqui estou.

MINHA TRAJETÓRIA NO CURSO

O Profuncionario deu inicio com uma aula inaugural em dezembro, onde fui apresentado aos tutores e fomos apresentados ao curso e as nossas tarefas e desafios que teríamos no decorrer do mesmo e  também foi nos dado  apoio para que todos do curso não desistissem. Mas, a primeira aula mesmo foi executada no dia 04 e 05 de Abril de 2013, onde tivemos nossos materiais em mãos. Nessa aula tivemos uma palestra com  Adriana Sales, a mesma deu inicio também a explicação do primeiro modulo Educadores e Educandos: Tempos Históricos:

Modulo II – Educadores e educando: tempos históricos.

Nesse modulo foi pedido para que falássemos sobre as escolas criadas por D. João VI onde pude ver que as escolas criadas por D. João VI dedicou-se à educação de elites, bacharéis e magistrados. As outras classes não tinham a oportunidade de estudar, pois eram visto como inferiores aos filhos dos nobres.

No dia 25/05/2013 nos encontramos para a explicação de um novo modulo, Modulo IV – Relações Interpessoais: abordagem psicológica, Tivemos palestra com o prof. Luiz Garcia e com o Prof. Antônio Faria que além de falar do livro discutimos sobre a mudança na sociedade, o surgimento da sociologia. No dia 06/06/2013 tivemos a próximo encontro que foi  o complemento das horas presenciais com uma palestra com a Psicopedagoga Maria Jucileide.( relatar um pouco sobre a palestra é importante)

Nesse modulo também foi sugerido uma questão para colocarmos em nosso memorial, foi sugerido que perguntássemos  para alguns professores a seguinte questão “o que você entende por aprendizagem e desenvolvimento? E a maioria deu essa resposta que Aprendizagem é um processo continuo durante toda a vida... Desenvolvimento são praticas de habilidades aprendidas no decorrer do tempo.

No dia 20 e 21 de junho tivemos o encontro para falar desse modulo Modulo V – Educação, sociedade e trabalho: abordagem sociológica da educação.

No dia 20 teve palestra com o prof. Antonio Faria que falou sobre o movimento que estava acontecendo no pais e a luta do povo para garantit seus direitos e também o abuso dos nossos representantes. No dia 21 tivemos palestra com a professora Cristiane que passou vídeo e palestrou sobre a educação dos dias de hoje, alem de falar sobre igualdade na educação e direitos de todos nos. No dia 27/06 tivemos a complementação das horas presenciais. Esse encontro foi falado sobre os pratiques a se fazer e também sobre um dia de paralisação do dia 28/06 que todo o estado ia aderir para a luta sobre melhores condição de trabalho.

Nesse modulo também foi sugerido que  entrevistássemos uma professora de Historia e  pesquisar como ela trabalha com os alunos a Revolução Industrial e a Francesa.  A entrevista foi realizada com a professora Thaisa Helena Alves da Costa, professora de História da Escola Estadual Grácia Edmundo Zeferino em Nova Santa Helena MT, a professora relatou que trabalha em diversas formas de aprendizagem através de filmes, pesquisas e livro didático.

No dia 10/07 tivemos o encontro do modulo, Fundamentos e Praticas na EAD,  com a apresentação do Prof. Paulo e o prof. Célio. No dia 31/07 tivemos a aula completar esse encontro foi na Câmera dos Vereadores, La teve chamada de atenção e a explicação de sempre manter seu trabalhos em dia, pois tinha muita gente sem entregar nenhum trabalho. Nesse dia também foi dada uma palestra sobre Orientações praticas. Foi falado um pouco sobre religião e as diversidades que existem e muitos não sabem aceita-las.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (361.9 Kb)   docx (157.9 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com