TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Internacional

Por:   •  25/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.318 Palavras (18 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 18

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

MARKETING

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

NESTLÉ S.A

Karina Fonseca           RA D8301F2

Moacir Goes                RA N118AE6

Mônica Carvalho         RA F106101

Pedro Duarte               RA F08GGJ5

SÃO PAULO - SP

2020

UNIVERSIDADE PAULISTA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

MARKETING

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR III

NESTLÉ S.A

Projeto Integrado Multidisciplinar, apresentado como exigência parcial para conclusão do 2º Semestre do Curso Superior de Tecnologia em Marketing, da Universidade Paulista – UNIP, sob a Coordenação Local do Professor Flávio Santarelli.

SÃO PAULO - SP

2020

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo entender os assuntos estudados no semestre e coloca-los em prática a partir da escolha de uma empresa. No estudo abordamos ética e legislação, a parte financeira da empresa, plano de negócios e tudo envolvendo o consumidor, produto, serviço e marca, levando em consideração as redes sociais.

SUMÁRIO

Digite o título do capítulo (nível 1)1

Digite o título do capítulo (nível 2)2

Digite o título do capítulo (nível 3)3

Digite o título do capítulo (nível 1)4

Digite o título do capítulo (nível 2)5

Digite o título do capítulo (nível 3)6

  1. INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar é um estudo onde analisamos os processos de uma empresa para o curso tecnólogo Gestão em Marketing, com o objetivo principal colocar em prática diversos conhecimentos adquiridos e desenvolvido ao longo desse semestre.

 A empresa escolhida foi a Nestlé que desde 1866 construiu uma marca mundialmente conhecida em alimentos e nutrição. No Brasil ela atua desde 1876 com a comercialização de produtos e só em 1921 construiu uma fábrica em São Paulo para produção de leite condensado, o famoso ''Leite Moça'' que é conhecido e amado há décadas pelos brasileiros.

  1. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

        A Nestlé foi fundada pelo alemão Henri Nestlé, com o objetivo de acabar com o problema da nutrição infantil. Ele tinha a intenção de produzir uma farinha, que quando misturada com água quente se torna uma alimento com alto valor nutritivo, e foi em 1866 que surgiu a Farinha Láctea Nestlé.

        

        A empresa veio para o Brasil em meados do ano de 1921, – numa cidade do estado paulista chamado Araras – para a produção do leite condensado MilkMaid, que mais tarde virou o tão famoso Leite Moça.

        A atividade da Nestlé no Brasil envolve 17 segmentos de mercado, são eles: achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, água, chocolate, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil, nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentação para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar.

        

        Nos dias de hoje, a rede de distribuição dos produtos e serviços da Nestlé abrange mais de 1.600 municípios. Segundo a pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel, a marca está presente em 99% dos lares brasileiros, possui 31 fábricas localizadas no estado de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo e emprega mais de 21 mil funcionários diretamente e concebe mais 220 mil empregos indiretos.

  1. COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

O comportamento do consumidor é um conjunto de referências que servem de suporte para o conhecimento das culturas, valores, crenças e desejos. Para entender realmente como os consumidores tomam suas decisões de compra, as empresas devem identificar quem participa do processo de decisão e as pessoas que podem ser influenciadores ou usuárias. (KOTLER, 1998)

  1. Perfil do Consumidor

O perfil do consumidor é o conjunto de características, valores e comportamentos observado sobre um público específico. Fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos devem ser considerados ao definir o perfil do cliente que a empresa deseja atingir.  É de extrema importância toda e qualquer empresa conhecer e analisar o perfil do seu cliente, ajudando nas estratégias de marketing, vendas e atendimentos.

Para identificar esse perfil é necessário realizar pesquisas, assim a empresa pode definir qual é o seu cliente ideal. Algumas informações podem ser coletadas, tais como: gênero, idade, estado civil, localização, escolaridade, ocupação, hábitos de consumo, etc.

A Nestlé em seu portfólio de produtos apresenta diversas categorias de alimentos e bebidas. Atingindo perfis de consumidores como aqueles que gostam e preferem café, chocolate, leite, bolacha, iogurte, achocolatado, cereais, tempero, etc.

 

Em 2019, a empresa decidiu investir em um novo perfil de consumidor, os consumidores de lácteos.  Produtos onde o leite é o principal elemento de composição. A empresa colocou em seu portfólio os produtos como leite com adição de fibras e vitaminas, zero lactose, orgânico, com ômega 3 e mais proteína.  

  1. Fatores Influenciadores de Consumo

O comportamento do consumido em uma decisão de compra pode ser influenciado por alguns fatores, tais como: sociais, culturais, pessoais e psicológico. Com esses fatores é possível entender melhor quem são os grupos de pessoas que consomem os produtos e serviços de uma empresa, ajudando estrutura melhor as estratégias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (204 Kb)   docx (27.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com