TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O silêncio de melinda - Trabalho leitura e comunicação

Por:   •  27/3/2016  •  Resenha  •  596 Palavras (3 Páginas)  •  4.494 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação - O Silêncio de Melinda (SPEAK em Inglês)

Uma menina nova, de aproximadamente 14 anos, que por conta de uma festa onde foi abusada sexualmente e ter chamado a policia para falar de tal fato, sofreu com o "isolamento" das até então amigas, além dos próprios pais não darem a mínima para uma mudança repentina. Esta é Melinda Sordino.

Sua vida se transformou num inferno mental depois do ocorrido. Em seu primeiro ano do colegial (Equivalente ao 1º ano do Ensino Médio aqui no Brasil), A responsabilidade de fazer ela falar foi de seu professor de artes, que mesmo sem ter noção do que aconteceu, acolheu a menina Sordino. Ela por sua vez, encontrou na arte uma forma de se expressar. Seus pais só percebem que algo ocorreu de estranho por causa de suas notas ruins na escola, sobretudo as de História, cujo professor a obrigava a falar em público, mesmo ela não querendo. Por conta disso, ela acabou parando na diretoria com os Responsáveis. Suas notas haviam caído, frequência as aulas tinha diminuído, e a menina meiga que ela era, havia desaparecido até então.

A família de Melinda é desestruturada. Somente a mãe trabalha, e o pai estava desempregado. A única pessoa que falava com ela, mal a deixava se expressar. Na primeira oportunidade que teve de largar Melinda, ela a fez. Quando se viu só, voltou até Melinda, que a rejeitou.

Por fim, Melinda tomou atitude de ir falar com a namorada atual de quem tinha sido seu estuprador. Rachel e ela tinham sido amigas durante 9 anos até então. De primeira, Rachel duvida muito que tenha sido Andy o estuprador, mas ela pensou sobre e indagou seu namorado, até que ela percebeu que realmente tinha sido ele. Ela (Melinda) volta a se comunicar melhor com seu pai e a demonstrar o jeito meigo de antes, conta para suas antigas amigas o ocorrido, além de aceitar sair com seu parceiro na aula de Biologia, o qual ajudou muito ela com trabalhos. No Final do ano, Melinda mostra todos os seus trabalhos para seu professor de artes, que indiretamente ajudou a garota se expressar depois de tamanha fatalidade. Tudo ia bem, porém Andy aparece para ataca-la. Mas ela foi salva por uma ex amiga que passava com o grupo de atletas da escola perto do local. No fim do Filme, ela resolve se abrir para a sua mãe e conta todo o ocorrido. Um final feliz? Talvez. Eu diria que o final foi significativo.

Este filme nos leva a uma reflexão. Será que quando um amigo ou uma pessoa próxima de nosso ciclo de amizades está mal, temos o poder de se colocar no lugar da pessoa e a entender? Será que nutrimos empatia pelo nosso próximo? Será que podemos ajudar pessoas introvertidas a se expressarem? A resposta para essas perguntas é SIM. Só depende de nos mesmos. Os introvertidos em geral são mais reservados, e por mais que sejam legais, seu humor muda radicalmente quando acontece algo de ruim. Um ombro amigo não somente para essas pessoas, mas para todos os seres humanos é fundamental numa sociedade de relações cada vez mais superficiais. Então, a reflexão final é: Vamos fazer o melhor para nosso próximo. Prestar atenção no que as pessoas falam, pois pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença e podem servir de grande ajuda. Dar valor aos sentimentos dos outros nos faz crescer como pessoas. Para encerrar, deixo uma frase que é muito comum em camisas e que certamente já vimos em algum muro ou papel colado na rua. Gentileza gera Gentileza. Pense nisso!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com