TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Leitura

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9][pic 10]


SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO....................................................................................................02

3. OBJETIVO..........................................................................................................03

4. DESENVOLVIMENTO........................................................................................04

5. CONCLUSÂO......................................................................................................05

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................07

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................08

INTRODUÇÂO

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a melhoria da aprendizagem do aluno em relação a metodologia e a tecnologia.

Ambas têm seu papel na formação comportamental de cada individuo porem deve-se observar a atitude de cada um. Como que esse aluno esta recebendo, qual a sua reação diante dessa nova ferramenta.

Devemos observar se o aluno esta conseguindo absolver o conteúdo, em qual metodologia ele se encaixa melhor, haja vista que nem todos têm acesso à tecnologia.

Em se tratando de tecnologia da informação, devemos concordar que essa ferramenta é quase que indispensável em qualquer aula.

Discutir e orientar sobre formas eficazes de introduzir modelos de tecnologia em sala de aulas, pois assim o professor sente a necessidade de aprimorar suas aulas com estes métodos para que venham amenizar problemas como dificuldades de percepção dos alunos aos conteúdos.

        

OBJETIVO

O presente trabalho visa discutir o uso de modelos didáticos e de tecnologia em sala de aula, em um contexto cada dia diferente já que o ambiente em que os alunos vivem muda a cada minuto. A formação continuada garante ao profissional novas idéias e formas de interagir com os alunos e tornara cada dia as aulas mais interessantes. Com base nos referenciais teóricos que embasam esta pesquisa constatamos que os jogos e modelos didáticos são recursos pedagógicos que oferecem subsídios para complementar a explicação do professor, além de preencher as lacunas encontradas por este profissional em relação ao aprendizado dos estudantes. A utilização de modelos e um caminho a ser cada dia explorado já que é comprovado que de forma lúdica os alunos têm muito mais interesse no conteúdo em si. Um dos desafios e o planejamento dessas aulas e da interação dos professores. O modelo teve aguçar os sentidos e o interesse do aluno ao conteúdo

DESENVOLVIMENTO

O uso de modelos e uma questão que foi levantada no texto como uma maneira de compreender como o professor diante das suas atividades diárias em sala de aula facilita a compreensão e assimilação dos conceitos e conteúdos trabalhados com os alunos que, muitas vezes, apresentam dificuldades em compreender e interligar conceitos as respectivas estruturas ilustradas nos materiais didáticos.

Para Cavalcante e Silva (2008, p.01), os modelos didáticos permitem a experimentação, o que, por sua vez, conduzem os estudantes a relacionar teoria (leis, princípios, etc.) e a prática (trabalhos experimentais). Isto lhes propiciará condições para a compreensão dos conceitos, do desenvolvimento de habilidades, competências e atitudes, contribuindo, também, para reflexões sobre o mundo em que vivem.

São evidentes as condições problemáticas enfrentadas pelo professor no ambiente escolar, dificuldades que vão desde a falta de práticas laboratoriais, falta de preparo acadêmico do professor, utilização de termos e conceitos em linguagem científica nas explicações do conteúdo, etc. Como uma maneira de facilitar a construção e melhoramento do aprendizado do aluno, a utilização de recursos tecnológicos para o ensino vem de certa forma auxiliar no preenchimento de lacunas existentes nas matérias ensinadas no ambiente escolar. Até mesmo para o próprio professor que, muitas vezes, demonstra insegurança ao ensinar alguns assuntos mais difíceis da disciplina.
Discutir e orientar sobre formas eficazes de introduzir modelos e aulas pratica no ensino, pois assim o professor sente a necessidade de aprimorar suas aulas com estes métodos pedagógicos que venham amenizar problemas como dificuldades de percepção dos alunos aos conteúdos.

CONCLUSÂO

Novas práticas de ensino de tecnologia surgem em confluência com demandas pela dinâmica de para tornar o aprendizado significativo e adequado às realidades de cada aluno. Com isso modelos tecnológicos são ferramentas chave para um ensino inovador e diferenciado do modelo tradicionalista de ensino. Sabe-se que com recursos tecnológicos o professor terá muito mais a oferecer para os alunos. A aplicação desse método de ensino em sala de aula exige do professor menos recursos e mais aprendizagem,, isso porque o aluno acaba se interessando muito mais pela aula pois de modo geral fica mais interessante e menos cansativa tanto para o educador quanto para o educando.

Deve-se levar em consideração pelo professor que esse recurso tecnológico está sendo empregado em sala não apenas como diversão, mas como ferramenta de ensino e que tal instrumento venha com o objetivo de acrescentar na compreensão dos conteúdos.

 Para um melhor aprendizado dos alunos é imprescindível o professor estar preparado com o conteúdo em mente, ou seja, não deixar a aula apenas a mercê do recurso tecnológico, facilitar que os alunos façam uma ligação do que está na teoria, com a prática da atividade.
O uso da tecnologia só terá o resultado esperado se o aluno adotar uma postura participativa e o professor demonstrar conhecimento da tecnologia, caso contrario de nada adiantara os recursos tecnológicos pois acabara causando um grande impasse no decorrer das aulas. Professores e alunos deverão estar na mesma sintonia, ou seja falar a mesma linguagem e , cabe aos alunos ser responsável no uso e nas pesquisas realizadas nas aulas e ao professor, guia-la de maneira educativa no seguimento das pesquisas com o intuito exclusivamente educacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (41 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com