TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Desafios Contemporâneos

Por:   •  9/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.360 Palavras (10 Páginas)  •  1.888 Visualizações

Página 1 de 10

Perguntas & Respostas da Unidades 1º

Nota: 9,50

Matéria: Desafio Contemporâneos  

Pergunta 1: Dissertativa

Nesse sentido, a partir das informações do texto-base e dos conhecimentos adquiridos na disciplina Desafios Contemporâneos, proponha medidas adequadas para o combate às formas de preconceito e políticas públicas que apresentem garantias para que o direito desses segmentos seja respeitado.

Resposta: 

Sabemos que um dos maiores e mais graves problemas em nossa sociedade desde os primórdios é o preconceito, que na verdade é uma prática comum e causadora de diversos outros problemas, não apenas sociais, como também de saúde, provocando distúrbios, transtornos e até mesmo o suicidio. Como identificado nas unidades de estudo, o preconceito existe desde a idade medieval, onde viviam os bárbaros, como estes não eram de origem grega ou romana, eram escravizados e por isso não eram considerados humanos. E  não satisfeitos, na idade média foram criados paradigmas religiosos entre os cristões e pagãos, nos quais os que não professavam o cristianismos eram tidos como infiéis e perseguidos pela igreja católica na época, e com o tempo foram existindo outras categorias de preconceito, tais como étnico, sexual etc.

Para combatermos isso,  acredito que a educação tem sido comprovadamente o caminho mais acertado para combater esse mal         que sempre assolou a sociedade. Buscando um conceito de educação, pode-se proceder a uma análise mais profunda da finalidade educativa e do conteúdo pedagógico das medidas aplicadas tanto nas crianças, adolescentes, bem como no meio em que convive, seja social ou familiar, utilizando-se inteligentemente das teorias de Kant, Marx, e Paulo Freire.  Segundo Kant, somente o ser humano precisa ser educado, ou seja, a educação é característica exclusiva do gênero humano. Por educação entende-se o cuidado de sua infância ( a conservação, o trato), a disciplina e a instrução com a formação.  O combate ao preconceito deveria ser todo dia e em todas as horas, com nossas melhores ações, e irá existir preconceito enquanto existir a ignorância, por isso a educação, o esclarecimento é o passo mais importante para destruí-lo. E por fim, unamo-nos por uma luta comum, unamo-nos para exigir nossa completa participação e igualdade.

Perguntas & Respostas da Unidades 2º

Nota: 10,00

Matéria: Desafio Contemporâneos  

Pergunta 1: 

“Um novo relatório, desta vez elaborado por especialistas de 27 academias de ciência europeias reunidas num conselho chamado Easac pinta com tintas ainda mais fortes o impacto que o aquecimento global provoca na saúde dos seres humanos. Para o futuro, segundo os cientistas, há de se esperar que as ondas de calor e as secas, cada vez mais intensas e frequentes, disseminem mais doenças transmitidas por mosquitos. E chegará a expandir problemas de saúde mental provocados pelo estresse de lidar com uma situação que absolutamente não é favorável a um bem-estar humano.

Resposta: Aumento da emissão de gases estufa

Pergunta 2: 

Ninguém precisa ser marxista para pintar o quadro dos sofrimentos suportados pelo povo nas primeiras fases da industrialização capitalista. Evocar a miséria operária no fim do século XVIII e princípio do século XIX – ou mesmo mais tarde – transformou-se em lugar-comum. [...] A canalização dos recursos para a fabricação de novos equipamentos teve consequências econômico-sociais desfavoráveis aos operários, que possuíam apenas sua força de trabalho para oferecer ao mercado, sem qualquer proteção legal ou sindical, pelo menos no fim do século XVIII e no início do século XIX

Resposta: Acordos internacionais de desenvolvimento sustentável

Pergunta 3: 

“A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.”

Resposta: Adoção de um modelo econômico justo, que objetive a preservação da natureza e de seus recursos para gerações vindouras

Pergunta 4:

“Quando em 1532 se organizou econômica e civilmente a sociedade brasileira, já foi depois de um século inteiro de contato dos portugueses com os trópicos; demonstrada na índia e na África sua aptidão para a vida tropical. Mudado em São Vicente e em Pernambuco o rumo da colonização portuguesa do fácil, mercantil, para o agrícola; organizada a sociedade colonial sobre base mais sólida e em condições mais estáveis que na índia ou nas feitorias africanas, no Brasil é que se realizaria a prova definitiva daquela aptidão. A base, a agricultura; as condições, a estabilidade patriarcal da família, a regularidade do trabalho por meio da escravidão, a união do português com a mulher índia, incorporada assim à cultura econômica e social do invasor.”

Resposta: Patriarcal e Escravocrata

Pergunta 5:

Os modernos fizeram do homem um ser quase sobrenatural que progressivamente assume o lugar vazio de Deus, uma vez que Bacon, Descartes, Buffon, Marx lhe dão por missão dominar a natureza e reinar sobre o universo. Mas, a partir de Rousseau, o romantismo irá ligar umbilicalmente o ser humano à Natureza-Mãe. Neste sentido, do lado dos escritores e poetas, efetua-se a modernização da Terra. Do lado dos técnicos e dos cientistas, ao contrário, efetua-se a coisificação da Terra, constituída de objetos a serem manipulados sem piedade.Fonte: MORIN, E., & KERN, A. B. Terra Pátria. Porto Alegre: Sulina, 1995.

Resposta: Demandas sociais e ambientais

Pergunta 6:

A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade. [...] A sociologia nasce, portanto, como uma reflexão acerca dos contornos da nova configuração histórica – daí sua preocupação permanente em distinguir e contrapor a sociedade moderna às sociedades tradicionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com