TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Principais produtos desenvolvidos no atelier

Por:   •  26/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.382 Palavras (10 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 10

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Faculdade de Comunicação e Artes – Jornalismo

Anna Luiza Machado

Caroline Mércia

Jéssica Marques

Sílvia Pires

Thales Ribeiro

DIAGNÓSTICO:

Libretto

Belo Horizonte

2017

A LIBRETTO

A Libretto é uma papelaria de encadernação artesanal, criada em 2012 pelo designer Luiz Marcatto. O objetivo principal da empresa é retomar os valores do trabalho manual, prezando pelo cuidado e atenção aos detalhes. Nesse tempo em que a produção é mecanizada e os produtos são criados em série, a Libretto carrega o lema: design com personalidade.

Toda a produção da Libretto ocorre de forma artesanal: dobra, corte, costura, encape e acabamento são feitos pelas mãos da equipe. Os principais produtos desenvolvidos no atelier são:

Cadernos artesanais: com capa dura ou flexível, e com costura exposta, que dão um ar mais artesanal ao trabalho.

Porta-copos magnético: os porta-copos da Libretto são resistentes e práticos, feitos com base magnética e papelão. Além da durabilidade, são itens exclusivos de decoração para a casa.

Carteiras: carteiras ultra-slim de Tyvek. Um tecido a base de polietileno, parecido com um papel sintético impermeável, no qual são impressas as estampas para fabricação das carteiras, capa de passaporte e até mesmo de cadernos.

Curso de encadernação: a aula é ministrada no atelier da Libretto, que conta com mesas de corte e todos os materiais necessários para uso individual durante o curso, além de uma guilhotina semi-industrial.

Design gráfico:  produção de peças gráficas.

DIAGNÓSTICO

Consumo consciente

A Libretto é uma empresa brasileira, que trabalha exclusivamente com fornecedores e matérias primas produzidas em solo nacional, visando o fortalecimento da economia local.

A escolha dos fornecedores passa por uma seleção meticulosa. Todos os materiais utilizados possuem certificação, garantindo uma relação harmoniosa com o meio ambiente. Os papéis utilizados possuem os selos FSC, ISSO-9001 e CERFLOR, importantes na afirmação do correto manejo de florestas e áreas verdes pelo processo produtivo. Os fornecedores de impressão utilizam tinta atóxica, que não contaminam os cursos d'água e do solo. Além disso, a Libretto não utiliza materiais de origem animal, se declarando como uma empresa vegana.

Porém, esta cultura organizacional é pouco divulgada aos revendedores e clientes. No site da Libretto existe uma aba explicando sobre a empresa e seus produtos, porém quem compra através dos pontos de revenda não tem acesso a essas informações e dificilmente irá pesquisar por conta própria. Ressaltar o consumo consciente envolvido no processo produtivo da Libretto é uma boa estratégia para disseminar o valor agregado de seus produtos.

Storytelling

Os produtos da Libretto estão disponíveis para revenda em diversos estabelecimentos espalhados pelo país. Os principais pontos de revendas estão em Belo Horizonte, São Paulo, Cuiabá, Rio de Janeiro e Piracicabá. Em Belo Horizonte, a loja MOCA é um dos principais intermediários da empresa.

Apesar disso, a Libretto nunca fez prospecção de revendedores. Os revendedores que ela possui procuraram pelo serviço e não o contrário. Para ajudá-los a entender o valor agregado de seus produtos, a Libretto desenvolveu um plano de revenda, utilizando o recurso do storytelling para descrever os produtos e incentivá-los a comprar.

Essa é uma ótima estratégia, porém, como citado anteriormente, o cliente ao comprar na loja revendedora não terá acesso a essas informações e o valor agregado do produto se perde. Essa informação precisa ser repassada ao cliente.

Concorrência cooperativa

A concorrência da Libretto se caracteriza como cooperativa. Além de ministrar cursos de encadernação, a empresa revende papel, estabelecendo uma relação de parceria com as empresas do mesmo ramo. O fato da empresa comprar papel em grandes quantidades e ter um estoque para as aulas de encadernação, fez com que ela se tornasse referência em revenda de papel.

Valorização dos funcionários

A Libretto é uma empresa nova, com apenas quatro anos no mercado. Ao todo, ela possui três funcionários: duas estagiárias e uma contratada. Considerando o porte da empresa, ela não possui um plano de carreira. Mas, há espaço para crescimento dentro da empresa. Por exemplo, uma das estagiárias será efetivada ao final de seu contrato. O ideal é que essa informação esteja evidente para o funcionário. Por exemplo, no momento da entrevista deixar claro a possibilidade de efetivação.

Porém, o quadro reduzido de funcionários limita a capacidade de produção da empresa. Um dos motivos pelos quais eles realizam poucas campanhas e ações comunitárias é a falta de tempo. Como a empresa é pequena, não há ninguém que possa ficar responsável pelo planejamento e desempenho dessas atividades.

Publicidade

O ponto forte de publicidade da Libretto são as redes sociais, com o impulsionamento de publicações através de anúncios patrocinados no facebook e instagram.

A Libretto possui um mailing com mais de 1.500 clientes cadastrados na loja online, porém não utiliza esses dados para disparar campanhas de email marketing ou newsletter. Como citado anteriormente, o quadro reduzido de funcionários limita a promoção dessas atividades.

AÇÕES E ESTRATÉGIAS

Flyer

Para disseminar o valor agredado da Libretto, a proposta é que um mini-flyer acompanhe todos os produtos, sintetizando a cultura organizacional da empresa e divulgando as redes sociais para aqueles que desejem conhecer melhor o trabalho.

Comemoração 5 anos

Este ano a Libretto completa 5 anos então, a proposta é comemorar essa data especial com a realização de um happy hour. Selar a empresa, adquirir novos representantes e firmar os laços já existentes, são passos fundamentais para marcar esta nova etapa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (128.4 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com