TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ossos do Ofício: A precarização das condições de trabalho nos jornais impressos de Mossoró

Por:   •  20/3/2016  •  Monografia  •  19.770 Palavras (80 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 80

INTRODUÇÃO

Porque os jornalistas de impressos em Mossoró são como são? Porque fazem o que fazem e como fazem?  Para responder estas e outras perguntas são possíveis inúmeras respostas, arqueadas em diversas perspectivas. Talvez a mais esquecida delas seja a que iremos tentar discutir nos próximos capítulos deste Trabalho de Conclusão de Curso. A estrutura econômica e social que cerca as redações e a precarização latente das condições de trabalho serão nosso ponto de partida para tentar entender por que os jornalistas de impressos se comportam e como se dá sua relação diária com a profissão. Durante esta pesquisa, buscou-se radiografar as três redações jornalísticas mossoroenses, observando seus aspectos, nuances, detalhes percebendo como se dá o campo de trabalho dos profissionais de Mossoró. Para isso, não foi suficiente a mera especulação, mas sim o acompanhamento da vivência diária dos jornalistas de Mossoró, observado em loco todas as suas reações diante da adversidade apresentada em seu ambiente laboral. Em suma, buscamos analisar o quanto as precárias condições de trabalho, os baixos salários e as coações políticas influenciam no trabalho do jornalista e de que forma se assemelham as relações de trabalho nas três redações jornalísticas da cidade.

Para realizar esta pesquisa, nos debruçamos no arcabouço intelectual do materialismo histórico, e em sua análise cabal sobre a constituição de uma sociedade que se divide em diferentes classes com diferentes interesses. Caracterizar o jornalista como um membro real da massa trabalhadora, aquela descrita por Marx e que vende sua força de trabalho em troca de quantias que objetivam a sobrevivência, é fundamental para darmos um start nesta discussão. A partir daí é feito um diálogo com uma gama de autores que bebem do materialismo histórico para entender as consequências desta relação precária nos indivíduos. Na perspectiva do jornalismo e da comunicação, seria impossível deixar de revisitar clássicos da pesquisa em sociologia profissional, a fim de dar cara a esse profissional, pensando uma série de outros estudos que já foram realizados sobre as redações e sobre o comportamento dos e das jornalistas. Utilizamos com ênfase da teoria organizacional do jornalismo, tentando entender o papel das organizações e as pressões que elas exercem para que o profissional seja como é e haja com tem agido. Seria incongruente avaliar, de maneira subjetiva, (assim como muitos teóricos da comunicação o fizeram) uma realidade que é extremamente semelhante em três redações diferentes.  

A fim de fundamentar este trabalho começamos nossa análise com um breve histórico dos três jornais impressos de Mossoró, onde foram apresentadas as fases e as mudanças políticas e editorias que marcaram cada periódico, neste espaço também foi brevemente pincelada a estrutura de trabalho de cada jornal, a divisão por editorias, os cadernos especiais e a segmentação de tarefas dentro das empresas.  

A partir daí dá-se uma discussão sobre o ofício jornalístico, o que faz deste indivíduo de fato em trabalho e que características marcantes distanciam tanto os profissionais da redação do sentimento de que são parte da classe trabalhadora. Tal discussão não se dá meramente a partir do debate nominal do que é trabalhador, mas também de um debate político acerca do modelo macroeconômico a qual toda a sociedade está inserida e que atinge em cheio os profissionais da redação.

Veremos toda uma análise numérica dos jornalistas de Mossoró, avaliando que cara tem esse jornalismo, de onde vem e qual é a sua idade. Tais informações são importantes para entender como se constitui as redações neste momento e quem são os agentes que serão observados no decorrer deste trabalho.

É fato que é impossível analisar os jornalistas com os mesmos critérios com que avaliamos outras categorias. É sabido que a classe trabalhadora constitui-se de um emaranhado de particularidades, que se cruzam a partir das opressões que o capitalismo lhes impõe, portanto é impossível analisar o jornalismo, e suas particularidades, com os mesmos óculos, que observamos outros setores de trabalhadores e trabalhadoras. Uma destas particularidades se da com a “Glamourização” do trabalho, fenômeno presente no jornalismo e que faz muitas vezes que o profissional se enxergue muito mais no mundo em que transita, dos altos salões do poder, da fama e requinte, do que no mundo em que suas condições objetivas e materiais (como o salário) lhe colocam. Esse falso sentimento de glamour é problematizado como uma motivação deste distanciamento do sentimento de classe.

Também serão observados os constrangimentos a qual os jornalistas são obrigados a vivenciar dentro das redações em que não só cerceiam a liberdade de imprensa, como adequam o trabalhador às condições precárias que lhe são impostas pelas empresas. Os constrangimentos são analisados um a um e comparados com a realidade observada nos impressos de Mossoró, destacando similaridades e diferenças. Tais constrangimentos também revelam um pouco do habitus do jornalista, seu modo de se relacionar com o meio e com os patrões.

O centro desse trabalho passa pela discussão acerca da precarização das condições de trabalho no jornalismo impresso de Mossoró. A partir de uma avaliação objetiva da situação das redações e do relato de profissionais acerca do dia-a-dia de trabalho empreende-se um debate político e social visando localizar o jornalista e trabalhador em meio à crise dos meios de comunicação. As agonias, dificuldades, humilhações e desrespeitos que os profissionais são impostos todos os dias em seu ambiente de trabalho são discutidas em paralelo com uma análise sobre as motivações que levam o trabalho jornalístico a ser tão precarizado e quem de fato ganha com isso. Nesta perspectiva é relevante analisar os segundos e terceiros empregos de jornalistas, fontes de sobrevivência para uma categoria que se acostumou aos atrasados de salários e não pagamento de direitos.

Atrelado a isso, vem a discussão acerca do assédio moral, prática corriqueira e violenta nos espaços de trabalho, que atinge uma série de trabalhadores e trabalhadoras das redações de Mossoró. Através de gritos, humilhações, piadas e xingamentos, mas também através da própria precarização das condições de trabalho e a suas imposições aos profissionais das redações. Faremos um recorte especial sobre o assédio moral que recai sobre as mulheres, por entender que qualquer tipo de violência que atinja a classe trabalhadora, vai atingir as mulheres de forma mais acentuada, já que vivemos em uma sociedade extremamente machista, que carrega consigo os traços do patriarcado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (121.3 Kb)   pdf (582.7 Kb)   docx (111 Kb)  
Continuar por mais 79 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com