TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Propaganda redação organizacional

Por:   •  5/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.037 Palavras (5 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

A propaganda é um gênero textual que pode ser utilizada de inúmeras formas e em diversos lugares. Pode ser classificada como propaganda ideológica, política, governamental, social e muitas outras. Ela pode ser em forma de cartazes, de banners, de mídia televisiva, de áudio, de panfletos, de etiquetas, etc. Suas principais características são a linguagem argumentativa e expositiva, pois a intenção da propaganda é fazer com que o destinatário se interesse no produto da propaganda.

Seu objetivo é o convencimento dos indivíduos ideologicamente. Para alcançar este objetivo, é utilizado todos os meios disponíveis existentes na língua portuguesa, unindo discursos verbais com visuais para causar um maior impacto em quem tiver acesso a propaganda. A linguagem utilizada pode variar de acordo com o público alvo, precisa ser direta, clara e enxuta, marcada pelo uso da função apelativa, trocadilhos, jogos de palavras, metáforas e da ambiguidade.

Características

Os gêneros textuais possuem características que lhe concedem uma identidade. Contudo, por serem maleáveis, os elementos identitários de um gênero não devem ser considerados definidores pois, de acordo com Miller (1984:151 apud MARCUSCHI. 2002, p.32) a definição “não deve centrar-se na substância nem na forma do discurso, mas na ação em que ele aparece para realizar-se”. O que se observa nas características é “o alto poder organizador das formas composicionais do gênero” (ibid., p.32), que são o tema, o estilo e a construção composicional, estruturas socialmente estabelecidas.

O tema não se refere apenas a um conteúdo ou tópico, mas é “o conteúdo enfocado com base na apreciação de valor, no acento valorativo que o locutor (falante ou autor) lhe dá” (ROJO, Roxane. Glossário Ceale). No gênero propaganda, observa-se que é comum temáticas ligadas à política, à ideologia, etc., por exemplo, nas quais há uma intenção de mudar a atitude do público. Ou seja, há uma apreciação de valor de um determinado tema em função da intenção de influência.

A propaganda acima (We Can Do It! de J. Howard Miller, 1943) foi feita durante a segunda guerra mundial para encorajar os trabalhadores na produção. Por conta de incertezas sobre a real intenção da propaganda, ela sofreu ressignificações, e passou a ter o efeito de uma temática do trabalho feminino em específico, com sentido de que é possível as mulheres realizarem trabalhos comumente realizados por homens. Isso se dá pela linguagem verbal em português: (Nós podemos fazer isso!) que indica a possibilidade de realizar tais trabalhos, e pela linguagem não-verbal, em que há um destaque para a força (remetida pelo braço) e a vestimenta de trabalho. Esses elementos, em conjunto com as significações do momento histórico, confirmam a finalidade de encorajamento, e em expansão o encorajamento feminino no trabalho. Nesse aspecto, nota-se que o sentido da temática depende das condições de produção, uma vez que as leituras variam.

O estilo de um gênero se dá na conformidade da linguagem, que se adere, através de elementos linguísticos, como o léxico, estrutura frasal etc. (ibid.), à ação comunicativa pretendida. Na propaganda, há elementos que buscam manipular o locutório, em conjunto com o tema, como se observa abaixo:

Na propaganda (Tio Sam, por James Flagg, 1917), o tema é relacionado à primeira guerra mundial, em que o exército estadunidense precisava de novos recrutas. O estilo se revela na forma sintática imperativa (em português: Eu quero você para o exército americano) traz o sentido de ordem, presente na comunicação dos soldados. Nota-se, então, a adequação da linguagem tendo em vista o tema e a finalidade pretendida, de influenciar jovens americanos a se alistarem, em que o tema e o estilo são indissociáveis, de acordo com Bakthin (1997, p.284 apud ASSIS., MARECO., 2013, p.173).

A composição de um gênero se dá por uma estrutura socialmente convencionada ao gênero. Pode-se dizer que é a base que sustenta o estilo, por exemplo:

Nesta propaganda (150 anos da Caixa, Revista Veja), a qual traz elementos como a liberdade de negros e a instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com