TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Comunicação planejada, recurso fundamental para a eficácia da gestão organizacional.

Por:   •  14/10/2015  •  Resenha  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 2

AMORIM, Maria Cristina Sanches. Comunicação planejada, recurso fundamental para a eficácia da gestão organizacional. Caderno de Pesquisas em Administração/Programa de Pós-Graduação em Administração da FEA/USP. - Vol. 01, nº 9 (2º Trimestre) - São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 1999.p. 98. em: < http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/c9-art8.pdf > Acesso em 27 set. 2015.

1. Credenciais da autora

Maria Cristina Sanches Amorim, é economista, doutora em Ciências Sociais pela PUC – SP, professora do Programa de Pós-graduação em Administração da PUC-SP e do Programa de Educação Continuada para Engenheiros, do Departamento de Minas e Metalurgia da Escola Politécnica da USP.

2. Introdução

O artigo analisa a evolução da comunicação, sua estrutura e importância dentro de qualquer estrutura organizacional, como ferramenta capaz contribuir para a eficácia, principalmente quando na implementação de projetos e novos métodos gerenciais, além de constituir o sistema institucional e orientar o desenvolvimento das pessoas nas condutas comunicacionais e de leitura dos conteúdos operacionais e normativos.

3. Apresentação

Nas onze páginas do artigo, a autora destaca a relevância da comunicação em torno dos objetivos da organização, público ou privada, e da importância da comunicação transmitida pela liderança, frisando que esta deve ser planejada afim de obter-se sempre resultados positivos com a interpretação de quem recebe esta comunicação.

No contexto, avalia a relação entre pessoas, o juízo que as pessoas fazem sobre cada comunicado e seu veredito, presente em cada resposta ou conduta. Trata dos mecanísmos de aprendizado e do aprendizado como comportamento, onde há a necessidade de vencer a resistência das pessoas para as mudanças que descartam o tradicional, estimular o interesse e estabelecer compromissos.

A mecânica sugerida para aperfeiçoamento se destaca em várias partes como qualidade do texto:

“O enfoque em informação privilegia a redução da diversidade, com vistas a ampliar a capacidade de predição, o enfoque em comunicação abandona a pretensão de predição, investindo na capacidade dos sistemas em reagir rápida e positivamente às mudanças, através da capacidade de escutar o contexto que, por sua vez, antecipa possibilidades. Antecipar possibilidades amplia a capacidade de adaptação. Quanto mais descentralizada a instituição e quanto maior sua necessidade de adaptação ininterrupta, maior a necessidade de um sistema de comunicação. O sistema de comunicação não pode ser um expediente exclusivamente informativo, limitando-se à apresentar declarações.”

Como conclusão, estabelece que a comunicação é eficaz quando deixa de ser uma ferramenta para decisão e passa a ser parte da estrutura da instituição, estabelecendo uma rede de compromisso. Sendo assim, deve-se analisar também as instituições como parte de um fenômeno linguístico, seu estudo permite avançar na descentralização administrativa sem perda de coerência, com maior eficácia na realização de tarefas e construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com